Saiba como evitar problemas com o cabo Serial

         Ainda hoje muitos equipamentos oferecem comunicação serial (RS232), seja para manutenção ou para bilhetagem das chamadas.

          Com a evolução dos equipamentos, esta solução vem sendo substituída por comunicação que utiliza como base a pilha TCP/IP, fazendo uso de protocolos mais seguros com FTP, SFTP, FTPS, SSH entre outros. Porém a comunicação serial ainda é o meio mais utilizado por diversos equipamentos. Conheça os principais problemas já identificados, procurando identificar e combater estes problemas. 

         Cabos seriais possuem limitação de comprimento. – Dependendo da resistência dos fios utilizados na confecção do cabo serial, o comprimento do cabo pode ser um agente causador de perda de dados na comunicação. Com o aumento da resistência, os níveis de tensão são atenuados, com isso podemos ter problema na interpretação dos dados, resultando a geração de caracteres desconhecidos e aleatórios. Procure saber o comprimento máximo estabelecido pelo fabricante do produto;

         Cuidado com a tubulação por onde o cabo é conduzido – Cabos seriais podem sofrer interferências eletromagnéticas quando colocados lado-a-lado com cabeamento da rede elétrica. Isso também pode gerar caracteres indecifráveis;

         Cuidado com a exposição solar e chuva – água dentro de cabos de comunicação não é bem vinda. A exposição dos cabos ao sol pode ressecar a proteção dos cabos, assim tornando possível a entrada de água ou outros líquidos no interior do cabo através de pequenas fissuras.

          Cuidado com a oxidação dos conectores seriais – Os cabos seriais utilizam conectores metálicos com pinos (DB9 ou DB25), e em sua grande maioria são soldados aos cabos utilizando um padrão de pinagem que pode ser específica para determinados equipamentos. A Oxidação dos terminais do cabo pode causar problemas com a comunicação, ou apresentar intermitência na comunicação. Regiões litorâneas possuem um agravante devido à maior salinação e maior umidade.

Para finalizar esta dica, certifique-se de que não há pressão sobre o cabo (mesas, armários, quinas de portas, quinas de janelas) que façam com que o cabo sofra rompimento parcial, ocasionando “curtos”, e assim apresentando problemas na comunicação.

Add Feedback