Reorganizando a base de dados

Conheça neste artigo técnico o passo a passo a realizar a reorganização do banco de dados.

          Durante o uso normal do sistema, o administrador do CallManager 2008 pode se deparar com alguns problemas como:

                    • Estouro do limite do tamanho da base de dados (caso utilizem SQL Express ou MSDE);

                    • Eliminação de ligações para reimportação ou liberação de espaço na base;

                    • Eliminação de ligações duplicadas;

                    • Geração de Histórico de ligações, com a remoção dos dados após a conclusão da tarefa;

          Toda essa atividade na base de dados faz com que o arquivo que armazena os dados fique fragmentado, com muitas lacunas internamente. Essa condição não facilita o trabalho do Gerenciador de banco de dados nas pesquisas realizadas. Para evitar a perda de desempenho do CallManager, ao realizar exclusões de dados da base de dados do sistema, realize uma simples operação de “reorganização de dados” na base de dados. Cada licença pode ser reorganizada individualmente. Para isso acesso o módulo Ferramentas do sistema -> Selecione a licença -> Clique na ferramenta “Reorganizar...”.

Fig. 1 - Módulo Ferramentas do Sistema - Reorganizar base de dados

          No formulário a seguir, selecione “base de dados” e marque as 3 opções do sistema.

Fig. 2 - Reorganizando a base de dados

          Em caso de muitas alterações nos parâmetros/criação de “usuários” e “grupos de usuários” do sistema, adição e remoção de licenças, entre outros, também podemos reorganizar a base de licenças. Marque a opção “Arquivo de licenças”. Para concluir a operação clique no botão OK.

O CallManager desfragmentará a base de dados otimizando o processo de consulta aos dados.

 

Observação: Não há necessidade de reorganizar dados se não existir um volume de remoção de dados na base, ou seja, só utilizaremos esta ferramenta quando for realizada uma remoção significativa de dados.

Add Feedback