Conhecendo a agenda telefônica do CallManager e TollManager 2008

          O CallManager 2008 possui um recurso conhecido como Agenda Telefônica. Neste artigo serão apresentados detalhes sobre este recurso, visando aprimorar seus conhecimentos e descobrir esta funcionalidade muito útil na emissão de relatórios do Sistema.

           A principal finalidade da Agenda Telefônica é permitir ao sistema identificar os números mais utilizados pelo cliente. Ao emitir um relatório, o usuário poderá optar em considerar os números da Agenda Telefônica para substituição das descrições apresentadas no relatório.

Exemplificando:

          Ao ligar para o telefone: 0XX812121.9700, a geração do relatório detalhado (por exemplo) irá apresentar apenas a informação de chamada para “Recife”.Uma vez cadastrado o número acima como a seguinte descrição: “Suporte - Direction Systems”. Ao emitir os relatórios o usuário poderá, ou não, considerar a descrição da Agenda Telefônica, assim, onde ocorrer a incidência do número citado, a descrição “Recife” será substituída pela “Suporte- Direction Systems”.

          Adiante vamos entender melhor o cadastro de números na agenda e a geração dos relatórios com base na Agenda Telefônica.

Cadastrando números na Agenda telefônica

Inserir números na Agenda do CallManager 2008 é uma tarefa simples, a seguir a imagem representa o preenchimento dos campos do formulário.

Fig. 1 - Cadastro de número na Agenda Telefônica - CallManager 2008

Agenda: Pública ou Privada – Um mesmo número pode ser cadastrado até 2 vezes desde que um seja Publico (todos os usuários podem levar este número em consideração nos relatórios) e outro seja Privado (somente o usuário do sistema poderá utilizar este número), assim cada um pode ter descrições diferentes do mesmo Número.
Note que cada usuário do sistema pode possuir sua agenda particular. A agenda particular só pode ser acessada pelo próprio usuário do CallManager.

Finalidade: Trabalho ou Pessoal – Este parâmetro permite definir se este número é de natureza Pessoal ou de Trabalho.

         Observe que é possível inserir uma faixa de números atribuindo a mesma descrição, isso facilita o cadastro de um grande volume de telefones, desde que este intervalo (faixa) esteja completa e que estes números sejam da mesma empresa.
 
Exemplo: Cadastrar os números desde 21219700 até 21219749 o sistema irá cadastrar todos os 50 números, porém caso o número 21219730 não seja desta mesma empresa, ele será cadastrado equivocadamente.

Relatórios e Agenda telefônica

          Os principais relatórios analíticos (detalhados) do CallManager 2008 permitem considerar as informações da Agenda telefônica. Este recurso também permite filtrar chamadas pela sua natureza (Trabalho/Particular).

Como exemplo, vamos emitir o relatório “Ligações Detalhadas”.

Fig. 2 - Formulário do relatório de Ligações Detalhadas – CallManager 2008

          Ao habilitar a utilização da agenda telefônica, o usuário poderá utilizar dois campos importantes, vamos entende-los:

          Se não encontrar na agenda considerar: esta opção permite enquadrar os números de telefone que não estão cadastrados na agenda, para que seja possível a visualização destes números no relatório. A seguir dois exemplos que garantem o entendimento:

• Para solicitar a exibição dos números a Trabalho + os demais números não cadastrados:
o Exibir: Trabalho
o Se não encontrar na agenda: Trabalho

• Para solicitar apenas a exibição dos números a Trabalho:
Exibir: Trabalho
Se não encontrar na agenda: Particular

Exibir: Selecione a Natureza dos números da agenda que deseja exibir no relatório. Desta forma poderá filtrar o resultado do relatório, vejamos algumas possibilidades:
• Caso deseje filtrar todas as chamadas realizadas a trabalho, (para justificar a solicitação de crédito adicional, por exemplo)
• Para verificar o volume de ligações de natureza particular de determinado ramal.
• Ou pra visualizar todas as naturezas (Particular e Trabalho).

Agenda telefônica na Web Edition

A agenda Telefônica pode ser cadastrada através do módulo Web Edition da mesma forma como é realizado no Gerenciador de Ligações telefônicas do CallManager 2008 (Desktop). Com isso cada usuário do sistema possui maior facilidade de incluir os números de seu uso particular e de trabalho.

Fig. 3 - Módulo Web Edition 2008 - Cadastro de Agenda Telefônica

Inserido novo número na agenda Telefônica pela Web Edition 2008:

Fig. 4 - Módulo Web Edition 2008 - Inserindo novo número na Agenda Telefônica


 

Add Feedback