Trabalhando com cadastro de ramais com validade

          Existem casos onde o perfil da empresa possui uma rotatividade muito grande de usuários, ou seja, o ramal é utilizado por várias pessoas durante períodos específicos.

Vejamos um exemplo:

          No inicio de janeiro (01/01) o usuário “A” utilizava o ramal 1234, porém no dia 15/01 ele foi remanejado para outro setor, e o usuário “B” ficou em seu lugar sendo este agora o responsável pelo ramal 1234.

          Então como saber de quem foi o custo, ou quem realizou determinada chamada, se o ramal durante o mês foi utilizado por mais de um usuário? Ao emitir o relatório do ramal 1234 referente ao mês de janeiro, todo o custo será do usuário “A”, inclusive as chamadas realizadas pelo usuário “B”. Entendendo essa dificuldade, o Callmanager permite a administração do cadastro de ramais baseado em validade. Isso permite cadastrar um mesmo ramal mais de uma vez.

          A “administração de cadastro de ramais com validade” acontece da seguinte forma:

No inicio de janeiro (01/01) foi cadastrado o ramal 1234 para o usuário “A”.
Como já dito acima, no dia 15/01, o usuário “B” assume o uso deste mesmo ramal. Simplesmente cadastramos novamente o ramal 1234 agora para o usuário “B”

Note que agora ao emitir o relatório referente a janeiro, existirá duas vezes a incidência do ramal 1234, a primeira antes do dia 15/01 contabilizando o consumo do usuário “A”, e a segunda, o consumo após o dia 15/01, com o consumo do usuário “B”.

Ativando cadastro de ramais por validade

         Para ativar o cadastro de ramais com validade, acesse os Parâmetros do sistema, na aba “tarifação” marque o parâmetro “incluir validade para o ramal”. A partir deste momento todo o cadastro de ramal solicitará a data em que esse ramal foi ativado para o usuário.

Figura 1 - Parâmetro para inclusão de valiade para cadastro de ramais.

Figura 2 - Cadastro de ramal com validade

Considerações:

• Nos meses em que existir a mudança de usuários para o mesmo ramal e for realizado o procedimento inclusão por validade, os ramais irão aparecer mais de uma vez no relatório, indicando o consumo de cada usuário.

• O cadastro do ramal deve ser realizado assim que o novo usuário assumir o uso deste aparelho.

• Ao mudar determinado ramal de Centro de custo, pode ser gerada a demanda de um novo cadastro deste ramal, mesmo que o usuário seja o mesmo. Essa ação permite, por exemplo, dividir o custo entre os dois centros de custo, ou seja, enquanto o ramal era do centro de custo “X” o consumo deste ramal deve ser figurado para este Centro de custo. Ao mudar de centro de custo, a partir da data de mudança, o consumo do ramal deverá ser repassado para o centro de custo no qual está alocado.

• O custo da ligação obedecerá a data em que a chamada foi realizada, e será atribuído ao usuário responsável pelo ramal naquela data.

• Mantenha sempre os cadastros atualizados. Antes de importar as ligações, verifique se não existem ramais a serem cadastrados.

 

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