Neste artigo será abordado o cadastro de “custos fixos”, função do CallManager que permite a inclusão de custos adicionais aos ramais cadastrados no sistema. Também serão mostrados quais os relatórios do sistema que exibem o valor dos “custos fixos” cadastrados.
Ao termino deste artigo o leitor saberá manipular os “custos fixos” melhor aproveitando este recurso oferecido pelo CallManager.
Entendendo os custos fixos do Callmanager
Os “custos fixos” são custos adicionais associados a um ramal, ou seja, é um valor fixo (ou proporcional a um volume de ligações) que será somado às ligações efetuadas por um ramal em um período de tempo específico. Podem ser utilizados para adicionar valores de serviços como por exemplo: valor de assinaturas contratuais, taxas de locações, taxas de manutenção, taxas de serviços ativados (siga-me, grupo de captura, redirecionamento automático, entre outros). Estas informações são emitidas na própria conta telefônica a ser enviada para o usuário.
Incluindo Custos Fixos
O CallManager disponibiliza mais de uma forma de inserção dos custos adicionais aos ramais cadastrados no sistema.
Acesse o Gerenciador de ligações -> Cadastros -> Custo Fixo (exibir Grid).
Clicando no botão Manter objetos do grid abrirá a tela “Manter Custos Fixos” (Ver Figura 1). Este formulário permite atribuir custos fixos para uma data específica, existindo quatro possibilidades distintas de aplicação do custo: ao Ramal, ao Nível departamental, ao Centro de Custo ou ao cliente.
Figura 1 - Grid de Custos Fixos com formulário "Manter Custo Fixo" ativado
OBS: Existem duas opções de custos fixos que podem ser aplicadas no CallManager, são elas:
- Valor: Um valor fixo é atribuído.
- Percentual: Um percentual do custo total do valor da conta telefônica é atribuído. |
Aplicando os custos Fixos
Aplicado ao Ramal: Será adicionado o custo ao ramal que for selecionado.
Aplicado ao Nível departamental: Será atribuído o valor ou percentual a todos os ramais cadastrados para este Nível Departamental.
Aplicado ao Centro de Custo: Será atribuído o valor ou percentual a todos os ramais cadastrados para este Centro de Custo.
Aplicado ao Cliente: Será atribuído o valor ou percentual a todos os ramais cadastrados para este cliente.
Nota: A inclusão do custo fixo por valor para Nível departamental, Centro de Custo ou Cliente permite que seja configurado a forma de distribuição (rateio) do valor para os ramais envolvidos. A distribuição pode ser:
- Sem rateio – Não há divisão do valor especificado, todos os ramais recebem o mesmo valor
- Com Rateio Simples – o valor é dividido igualmente para todos os ramais
- Rateio proporcional ao % das ligações no período - O valor é dividido tomando como base a proporção do consumo de cada ramal individualmente. |
Figura 2 - Manter Custo Fixo com possibilidade de rateio
Um “Custo Fixo” pode ser atribuído para uma data especificada ou replicado para os demais meses (sempre no mesmo dia do mês). O usuário pode especificar por quantos meses o custo será atribuído ao grupo de ramais selecionados.
Excluindo Custos Fixos
O CallManager disponibiliza duas maneiras de excluir um Custo Fixo.
Clicando no botão “Manter Objeto” disponível no Grid de Custos Fixos, selecione a opção “excluir” (Ver Figura 3). Selecione a data do Custo fixo e o ramal, Centro de Custo, Nível departamental ou Cliente que pretende executar a exclusão.
Figura 3 - Manter custo fixo com opção de exclusão selecionada
Outra maneira de realizar exclusão é a realização de um filtro no grid de Custos Fixos e deleta-lo diretamente do resultado do filtro. Para realizar este procedimento, através do botão “filtrar por seleção” disponível no grid de Custos Fixos (Ver Figura 4), realize o filtro com os parâmetros desejados, após a filtragem, o grid exibirá apenas os registros filtrados. Em seguida clique no botão “Eliminar Custos Fixos" para remover todos os registros que estão sendo exibidos no grid.
Figura 4 - Formulário de Filtro de Custo Fixo
OBS: Não é possível a alteração de custos fixos. Para realizar qualquer alteração, exclua os registros e inclua-os novamente com as devidas correções. |
Visualizando Custos Fixos nos relatórios
A visualização dos custos fixos em relatórios do sistema está disponível apenas para os relatórios Conta Telefônica e Geral de Custos, os demais relatórios não consideram o valor dos Custos fixos na emissão do Relatório (Ver Figura 5 e Figura 6 ).
Figura 5 - Exemplo do Relatório Geral de Custos
Figura 6 - Exemplo do Relatório de Conta Telefônica
Com a utilização de custos fixos no CallManager é possível incluir despesas adicionais, permitindo que este custo seja cobrado num relatório único, contendo o consumo telefônico do usuário mais os serviços adicionais cobrados.