Conheça o universo das corridas de aventura

Um esporte cada vez mais forte no país, a corrida de aventura é um misto de competição e expedição, que trabalha corpo e mente no contato com a natureza. Suas premissas são o trabalho em equipe, a capacidade de superar desafios e a exploração de paisagens naturais que garantem o forte contato e vivência com o meio ambiente. Saiba mais sobre este esporte radical e descubra porque ele tem sido difundido até nos ambientes empresariais.

As corridas de aventura tiveram início na Nova Zelândia, na década de 80, quando tinham o objetivo de, através da exploração de diversos ambientes, levar os participantes ao contato extremo com a natureza de forma saudável para corpo, mente e para o próprio meio ambiente. No Brasil, a primeira prova foi a Expedição Mata Atlântica, no ano de 1998, e a partir daí o esporte se desenvolveu e hoje já conta com diversas Associações e Federações dando apoio para o crescimento do esporte.

Hoje, as provas da Corrida de Aventura são um misto de competição e expedição e acontecem da seguinte forma: monta-se um equipe mista composta por 4 atletas, ou uma dupla, e o grupo tem que buscar, o mais rápido possível, os pontos de controle definidos pelos organizadores da prova. O vencedor é aquele que chegar primeiro ao ponto final depois de cumprir todos os objetivos da prova. Como as provas geralmente contam com várias modalidades esportivas, é exigida uma grande quantidade de equipamentos, comumente considerados obrigatórios pelos organizadores.

         Um dos pontos interessantes do esporte, é que ele exige um forte preparo,  tanto físico, pelo fato de geralmente as provas incluírem uma série de atividades, que vão de canoagem e natação a rapel e trekking, como psicológico, despertando o espírito de grupo e a capacidade de superação. A influência do esporte na formação da pessoal e profissional é tanta, que muitas consultorias têm utilizado a corrida de aventura em treinamentos para o desenvolvimento de competências profissionais, entre colaboradores de suas empresas clientes. O argumento é que o esporte gera motivação, estimula a atitude individual, fortalece o trabalho em equipe, contribui para conseguir superar desafios, além de levar ao condicionamento físico e promover a qualidade de vida e o contato com a natureza.

          Entre os objetivos da realização do “jogo” no ambiente empresarial estão : Espírito de equipe, Liderança, Planejamento e organização, Comunicação e integração, Autoconhecimento, Autocontrole e auto-superação, Gerenciamento do tempo e de recursos, Gerenciamento das variáveis incontroláveis, Negociação, Tomada de decisões, Avaliação e gerenciamento de riscos, Percepção e sensibilidade, Visão estratégica, Competição e cooperação.

Alguns links para você conhecer melhor a corrida de aventura:
www.adventuremag.com.br
www.corridasdeaventura.com.br
www.rbca.com.br
www.webventure.com.br

Referências: http://www.vossempresarial.com.br/p_outdoor2.asp, consultado em 17/01/2010.

 

Add Feedback