Migração para o CallManager e TollManager 2008

          A migração do CallManager 2008 pode ser realizada visando a transferência total dos dados do sistema (Cadastros do sistema e as ligações telefônicas) ou podem ser migrados apenas os cadastros, sendo  o segundo tipo uma tarefa mais rápida. O processo de migração pode ser realizado de duas formas: a Primeira pelo módulo Ferramentas do Sistema de forma simplificada pelo assistente de migração, e a segunda forma utilizando ferramentas externas para manutenção do CallManager 2008, os aplicativos Importa cadastro e Exporta cadastro

1.1 Ferramentas do Sistema - Assistente de Migração

 

Nota: Antes de realizar a migração dos dados de uma versão anterior do CallManager para a versão atual (recém instalada), faça um backup da nova versão (sem nenhum cadastro). Caso aconteçam problemas com a migração, a restauração da condição anterior à migração é rapidamente realizada, ou seja o sistema recém instalado voltará a ficar sem cadastro algum.

No módulo “Ferramentas do Sistema”, selecione a Licença que deseja migrar. Clique com o botão direito em cima da licença acesse os utilitários e clique em Assistente de Migração.

          Para prosseguir com a migração é recomendado que seja realizado um backup já comentado anteriormente. Caso já tenha realizado o backup (extremamente recomendado), marque a opção destacada acima e avance.


          Selecione a sua versão anterior do CallManager e clique em avançar.

  • Clique no ícone da pasta aberta para informar o local do Gap.mdb do sistema anterior;
  •  Informe a licença que você deseja migrar e marque os cadastros que deseja migrar.  Note que exitem condições de dependência entre as opções.
  •  Clique em avançar, ele mostrará uma tela com os campos que serão migrados, confirme clicando mais uma vez em avançar.
  •  O sistema começará a migrar os cadastros, ao terminar só clicar em concluir.

1.2 Migrando o Cadastro utilizando os aplicativos Importa Cadastro e Exporta Cadastro

Este tipo de migração deve ser utilizado em caso de problema na migração realizada pelo assistente de migração apenas para as edições do Callmanager 2002, 2005 e 2008. Para realizar a migração, entre em contato com o suporte da Direction Systems e solicite os aplicativos Exporta e Importa Cadastros 2005 e Exporta e Importa Cadastros 2008.

Assim que receber os aplicativos, descompacte os arquivos Importa cadastros e Exporta cadastros 2005 no diretório do Gap.mdb do CallManager 2005:

Windows XP e 2003 Server
C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\Direction Systems\CallManager 200X

Windows Vista
C:\ProgramData\Direction Systems\Callmanager 200X

 

Nota: Ao descompactar os aplicativos irão surgir os seguintes itens: ImportaCadastro2005.exe, ExportaCadastro2005.exe e GLT.mdb.
Obs: Estes arquivos devem ficar no mesmo diretório do Gap.mdb, não podendo estar em um subdiretório.

          Agora será realizada a exportação dos cadastros da edição anterior do sistema (CallManager 2005).

Exporta Cadastro 2005:

  •  Descompacte os arquivos Exporta cadastro 2005 no diretório do Gap.mdb do CallManager 2005;
  •  Execute o aplicativo Exporta Cadastro;
  •  Informe a licença de onde irá coletar os dados cadastrados;
  •  Marque as opções de cadastros (ramais, Centro de custo...);
  •  Com isso as informações serão salvas no arquivo GLT.MDB.
  •  Envie o GLT.mdb para o suporte da Direction Systems para que seja convertido para a nova edição do CallManager.

          O GLT.mdb será devolvido pelo suporte técnico com as devidas alterações, agora será realizada a importação dos dados para a nova edição do CallManager 2008


Importa Cadastro 2008:

  • Descompacte os arquivos Importa cadastro 2008 no diretório do Gap.mdb do CallManager 2008;
  •  Execute o aplicativo Importa cadastro;
  •  Informe a licença que deseja inserir os dados;
  •  Marque a opção: Caminho do arquivo MDB com informações exportadas do SQL;
  •  Informe as opções que pretende importar em seguida clique em atualizar;
  •  Ao finalizar verifique no Gerenciador de ligações se os cadastros foram importados corretamente.

          Após a migração lembre que o a edição anterior poder possuir customizações que não foram contempladas pelo assistente de Migração nem pela migração manual (Exporta e importa cadastros), vamos a algumas delas:

Driver de comandos – Basta Copiar o arquivo gltPabx.XML localizado no diretório da licença dentro do diretório do Gap.mdb da edição anterior. Este arquivo é muito importante para clientes que utilizam módulo de créditos. Nele estão todas as configurações utilizadas para envio de comandos.

Driver do PABX – Se o cliente possui um driver de importação de bilhetes (gltPabx.ddr) customizado, este arquivo não pode simplesmente ser trocado com substituição.  O gltPabx.ddr da edição anterior deverá ser encaminhado ao suporte técnico da Direction Systems, para que seja realizada uma atualização de Driver do PABX. Será enviado um pacote de atualização, que deverá ser executado através de um assistente de atualização. Após a atualização verifique se a importação de bilhetes ocorre normalmente.

Planos específicos – Nos casos de migrações utilizando as ferramentas Exporta e Importa Cadastros os planos customizados da licença anterior não são migrados. Para solucionar o problema, deverá ser consultado quais os planos da licença anterior e gerá-los para a nova licença. Os planos serão enviados em forma de assistente de atualização.

Verificação de Coletor – certifique que o coletor está com os mesmos parâmetros do coletor da edição anterior. Para isso verifique os parâmetros dos coletores de forma que apenas um dos coletores fique aberto. É muito comum o esquecimento deste item de verificação acarretando na parada da coleta após a migração.

Verificação dos Serviços – Verifique nos serviços do Windows se algum dos aplicativos estão instalados: Coletor de Ligações Telefônicas, GltTaskM, DGU. Caso exista, será preciso a remoção do serviço referente à versão anterior e a instalação do serviço para a nova versão. O comando para a remoção do serviço é: sc delete nome_do_serviço. A instalação do serviço pode ser feita com o seguinte comando: “Caminho_do_arquivo_com_nome_e_extensão_entre_aspas” –i .

Copiar as cópias dos bilhetes para a pasta da nova edição – O Callmanager em seu processo de coleta de bilhetes gera cópias de backup dos bilhetes no diretório da licença, os arquivos de backup possuem a seguinte nomenclatura: ligação.txt.AnoMes. Mantenha as cópias dos bilhetes realizadas pela edição anterior dentro da pasta da licença da nova edição do CallManager, assim em caso de necessidade de uma reimportação dos bilhetes retroativos essa atividade poderá ser realizada de forma rápida.

Usuários do Sistema - Nos casos de migrações utilizando as ferramentas Exporta e Importa Cadastros os Usuários do sistema da licença anterior não são migrados. Para recuperar os cadastros dos usuários, devem enviar o gap.mdb da edição anterior e o da nova edição, devidamente descriminados para o suporte técnico da Direction Systems. Após as modificações, o suporte técnico encaminhará o gap.mdb com os usuários migrados para a nova edição.

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