Reinstalação do CallManager e TollManager 2008

A Reinstalação do CallManager 2008 é uma atividade comum no cotidiano dos técnicos, porém quando mal realizada, pode dar início a uma série de problemas. Por isso é importante saber como realizar a reinstalação de forma segura e sem complicações. Confira a seguir o passo a passo dessa tarefa.

          Antes de iniciar o procedimento é necessário verificar se a reinstalação é realmente necessária. Para isso indicamos que haja uma verificação junto ao suporte técnico sobre possíveis atualizações do CallManager 2008 que possam solucionar o seu problema.

          É importante saber também que muitas vezes a reinstalação é realizada em outro computador. Portanto, certifique-se que essa máquina atende aos requisitos de hardware e software pré-estabelecidos para a plena execução do CallManager 2008. Além disso, verifique qual é a versão atual do sistema instalado visto que periodicamente são liberadas atualizações do sistema como Service Packs e Hot fix. É extremamente recomendado que o sistema atual esteja na última versão. Até mesmo para a realização de uma reinstalação, recomendamos a atualização do sistema para a última versão, pois quando for feita a nova instalação em um novo computador/Servidor todos os patches de atualização podem ser realizados evitando problemas de incompatibilidade

1. Realizando Backup dos diretórios e arquivos

1.1 Backuip do diretório do gap.mdb

         Neste diretório ficam todas as informações de configurações de todas as licenças, como Drivers, bilhetes (ligações telefônicas e cópias de backup) entre outros. Por padrão está no seguinte caminho:

Windows XP e 2003 Server
C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\Direction Systems\CallManager 200X

Windows Vista
C:\ProgramData\Direction Systems\CallManager 200X

1.2 Backup das bases de dados

Neste diretório estão as bases de dados utilizadas pelo CallManager. Por padrão está no seguinte caminho:
C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Data

Ex:  CM2008EE-0700-0100000001_Dados.MDF
CM2008EE-0700-0100000001_Log.LDF
CM2008EE-0700-0100000001ERRO_Dados.MDF
CM2008EE-0700-0100000001ERRO_Log.LDF

 

Obs1.: São 4 arquivos para cada licença, todos possuem o mesmo nome como inicio do arquivo. Caso tenha mais arquivos, provavelmente podem ser Históricos. Os mesmos também precisam ser copiados.
Obs2.: O caminho citado acima pode ser alterado, verifique com o administrador do Banco de dados.

1.3 Backup do diretório de instalação do Sistema

           O Cliente pode possuir customizações nos executáveis do CallManager que não vem no disco de Instalação do produto. Por padrão os executáveis estão no seguinte caminho:
C:\Arquivos de programas\Direction Systems\CallManager 200X

 

Obs.: Realizar a cópia desta pasta é opcional, é interessante copiá-la para verificar as versões anteriores dos seus arquivos, evitando problemas na restauração.

2. Restauração dos backups

2.1 Restauração do diretório do gap.mdb

          O diretório que contêm o arquivo gap.mdb, deve ser restaurado no seguinte diretório:

Windows XP e 2003 Server
C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\Direction Systems\CallManager 200X

Windows Vista
C:\ProgramData\Direction Systems\CallManager 200X

2.2 Retorno das bases de dados

          Para a realização deste procedimento certifique-se que o Banco de dados SQL/SQLExpress já esteja instalado e em execução.Ao reinstalar o CallManager as bases de dados não são criadas, a criação das bases é realizada durante a instalação da licença. Como se trata de uma reinstalação rápida, não será necessário a reinstalação da(s) licença(s). Para isso basta seguir o procedimento de “attachar” as bases de dados que foram salvas, permitindo que o Banco de dados reconheça os arquivos como bases de dados válidas e inicie a administração dos arquivos.

As bases de dados devem ser copiadas para o seguinte diretório:

 C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\Data

Após a cópia das bases de dados (4 arquivos para cada licença) , prossiga com os seguintes passos:

  • Entre em contato com o suporte da Direction Systems e solicite a ferramenta AttachDB.exe
  •  Execute o AttachDB.exe a fim de anexar os arquivos ao Banco de dados (attach).
  •  No campo nome informe o nome do computador e a instância. Se o computador onde se encontra o SQL for o local, basta só adicionar a instância. Ex: (Local)\SQLEXPRESS       ou     nome_do_pc\SQLEXPRESS  
  •  Clique na pasta para selecionar o local onde está o arquivo que você deverá selecionar (TM2008..._Dados.MDF);
  •  Marque a opção: Usar um usuário e senha específicos (Segurança do SQL Server) e preencha o usuário e senha a ser utilizado para a conexão com o SQL/SQLExpress;
  •  Marque o CheckBox para adicionar base de Erros;
  •  Verifique se o arquivo de Log possui extensão LDF, caso possua marque o CheckBox. 
  •  Conclua clicando em OK para attachar.

 

Figura 1 - Configurações do AtchDb

2.3 Alterando a String de Conexão

          Solicite ao suporte técnico da Direction Systems o aplicativo AlteraConnectionString.exe. Salve e execute o Aplicativo na pasta do Gap.mdb citada acima. Altere o nome do computador na String de conexão. Confirme se as demais informações estão corretas, como instância, usuário, senha... Para finalizar clique em atualizar.

Ex.:

 

driver={SQLServer};server=DS006\SQLEXPRESS;uid=sa;pwd=ds006@1;database=CM2008EE-0700-0100000001

 

Obs.: Se o banco de dados anterior for o MSDE ou SQL 2000, será necessário trocar o nome da máquina e adicionar a instância SQLEXPRESS

 

Ex.2:

 

driver={SQL Server};server=DS006\SQLEXPRESS;uid=sa;pwd=ds006@1;database=CM2008EE-0700-0100000001

          Caso haja você tenha alguma dúvida para a realização deste procedimento, entre em contato com o nosso suporte técnico pelo telefone 81 2121.9797 ou pelo e-mail suporte@direction.com.br .

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