A importância do Backup

 

    O backup é um procedimento preventivo que deve ser realizado periodicamente, com o objetivo preservar a integridade de bancos de dados, dados e arquivos de usuários. Saiba como fazer o backup no CallManager para começar o ano com segurança.
 
    O backup existe como forma de prevenção permitindo o reestabelecimento dos dados que acidentalmente tenham sido apagados ou corrompidos, seja por falha física, ou por falha humana. O backup garante a integridade dos dados, de configurações, bancos de dados e arquivos de usuários.
 
    Na "era da informação", onde o acúmulo de conhecimento tornou-se a riqueza mais preciosa de empresas e indivíduos, uma cópia de segurança desse valioso ativo adquire importância cada vez maior. E nada melhor que começar o ano com tudo organizado. Por isso recomendamos que seja feito um backup do seu Callmanager.
 
Realizando backups do CallManager
 
A maneira mais fácil é efetuar o backup acessando o módulo Ferramentas do Sistema. Siga os próximos passos para realizar o backup de forma correta.
  1. Acesse o Ferramentas do Sistema, e em seguida clique com o botão direito na licença que deseja fazer o backup, vá em "Utilitários", e depois em "Backup...";
            selecionando_licenca.png
  1. Em seguida, insira o nome do backup, o caminho que o backup será salvo clicando no ícone da pasta, e clique em “Ok”.
            caminho_salvar_backup.png
  1. Ao finalizar o backup, aparecerá a seguinte imagem.
            backup_finalizado.png
 
Realizando backups automáticos no CallManager
 
          O Callmanager possui o recurso tarefas agendadas que permite a geração de backups automáticos entre outras tarefas. Para realizar backups automáticos siga os seguintes passos:
  1. Acesse o módulo “Ferramentas do sistema”;
  2. Expanda a licença que deseja realizar o backup e em seguida clique com o botão direito do mouse em Tarefas Agendadas e selecione "Nova Tarefa...";
            tarefas_agendadas.png
  1. Ao aparecer o Assistente de Tarefas Agendadas, clique em Avançar;
            tarefas_agendadas.png
 
Obs.: Para que as tarefas agendadas funcionem automaticamente, é necessário primeiramente ter o Serviço de Agendamento de Tarefas (gltTaskM) instalado e iniciado no computador, caso contrário, só será possível realizar o backup manualmente. Mais abaixo há notas para mais informações.
  1. Selecione a função “Efetuar Backup” e clique em “Configurar Função”;
escolhendo_tarefa.png
  1. Em seguida, insira o nome do backup, o caminho que o backup será salvo clicando no ícone da pasta, clique em “Ok”, e em “Avançar”;
            caminho_salvar_backup_tarefa.png
  1. Na programação da tarefa, marque a opção Personalizado e clique em “Definir”;
personalizar_programação_tarefa.png
  1. Nessa etapa, a configuração fica ao seu critério. Configure de acordo com sua preferência. Clique em “Ok” e em “Avançar”;
definindo_programação_tarefa.png
  1. Nas Notificações, é possível inserir e-mails que receberão informações a respeito da tarefa, se ela foi efetuada com sucesso, se houve erro, ou se a tarefa foi executada. Após configurar, ou não, clique em “Avançar”;
notificacao_tarefa.png
  1. Em Configurações finais insira o nome que a tarefa receberá, e clique em “Concluir” para finalizar a criação da tarefa. Quando aparecer o Agendamento concluído, clique em “Fechar” e sua tarefa estará configurada com sucesso.
configuracoes_finais_tarefa.png
agendamento_concluido.png
 

NOTAS

* A Descrição do backup é uma informação importante, pois antes de um procedimento “restore” a descrição do arquivo de backup é informada, oferecendo a oportunidade de cancelamento da restauração de um arquivo de backup selecionado equivocadamente.
** O Nome do arquivo de backup deve ser pequeno, sem caracteres especiais. Ao concluir o backup, o nome do arquivo recebe a data e hora da execução do backup.

  • Para a execução de tarefas agendadas o serviço do Callmanager gltTaskM.exe tem que estar obrigatoriamente em execução. Contate o suporte para maiores informações.
  • O Backup do sistema realiza a cópia dos dados existentes no banco de dados e alguns arquivos de configuração necessários para a utilização do CallManager.
  • Um recurso interessante é a remoção dos backups mais antigos, pois os arquivos de backup possuem conteúdo acumulativo. Recomendamos que mantenha os backups de duas semanas no computador, ou seja, ao criar o arquivo de backup do 15º dia o sistema automaticamente apaga o arquivo mais antigo (1º dia).
  • Em caso de mais de uma licença, recomendamos que sejam configurados os backups em diretórios diferentes e programados para horários diferentes, assim evitando a aumento de processamento desnecessário no servidor responsável pelo backup.
  • Assim como todas as tarefas, o agendamento de backup permite a notificação por email sobre a execução da tarefa, notificando possíveis falhas na execução.

 

Backup Avançado do CallManager 2021

Para a garantia total da integridade e reconfiguração do ambiente do Callmanager, com isso restaurando totalmente o sistema, recomendamos a realização de backup  (cópia) dos seguintes diretórios:

Diretório dos executáveis do CallManager:
C:\Program Files (x86)\Direction Systems\CallManager 2021

Diretório com as cópias de segurança dos bilhetes do PABX:
C:\ProgramData\Direction Systems\CallManager 2021

Diretório com as bases de dados:
C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL14.SQLEXPRESS\MSSQL\DATA

Obs.: Em nosso exemplo o diretório da base de dados indicou para a versão 2014 do SQL, podendo haver mudanças relacionadas ao caminho do arquivo da base de dados em versões diferentes.

Também realize cópia do diretório com os arquivos de backup automático gerados pelo próprio CallManager.

NOTA 2

 

O caminho pode variar dependendo do idioma do sistema operacional (“Arquivos de programas” ou “Program Files”, “Dados de aplicativos” ou “Application Data”), e pode variar a unidade de disco utilizada na instalação do CallManager e do banco de dados (C:\ , D:\ ...).

NOTA 3

 

Muito importante: evite manter os arquivos de backup no mesmo disco do computador onde está instalado o seu sistema. De preferência utilize unidades de rede ou grave em mídias externas (CD-R, DVD-R, Fita, etc.). Não se esqueça também, se possível, de guardá-lo em um lugar seguro, de preferência fora da organização. Afinal de que adianta ter um arquivo de backup em um computador com o HD queimado ou dentro de um CPD vítima de incêndio.

 

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