O backup é um procedimento preventivo que deve ser realizado periodicamente, com o objetivo preservar a integridade de bancos dedados, dados e arquivos de usuários. Saiba como fazer o backup no CallManager 2008 para começar o ano com segurança.
O backup existe como forma de prevenção permitindo o re-estabelecimento dos dados que acidentalmente tenham sido apagados ou corrompidos, seja por falha física, ou por falha humana. O backup garante a integridade dos dados, de configurações, bancos de dados e arquivos de usuários.
Na "era da informação", onde o acúmulo de conhecimento tornou-se a riqueza mais preciosa de empresas e indivíduos, uma cópia de segurança desse valioso ativo adquire importância cada vez maior. E nada melhor que começar o ano com tudo organizado. Por isso recomendamos que seja feito um backup do seu Callmanager 2008.
Realizando backups do CallManager 2008
A maneira mais fácil é efetuar o backup acessando o módulo Ferramentas do Sistema, "clicar" na licença e pressionar o botão correspondente ao Backup na barra de ferramentas. Porém existem outras maneiras de realizar o Backup do Callmanager, vamos conhecê-las.
Realizando backups automáticos no CallManager 2008
O Callmanager possui o recurso tarefas agendadas que permite a geração de backups automáticos entre outras tarefas. Para realizar backups automáticos siga os seguintes passos:
- Acesse o módulo “Ferramentas do sistema”;
- Selecione a licença que deseja agendar o backup;
- Expanda os itens da licença e selecione “Tarefas agendadas”;
- Com o botão direito do mouse selecione “Nova Tarefa...”;
- Um assistente de tarefas será exibido, selecione a tarefa “Efetuar Backup”
- Clique em configurar função e configure a descrição do backup* e o nome do arquivo**. Conclua essa configuração e avance;
- Configure a periodicidade do backup (ex.: uma vez por dia);
- Conclua a tarefa informando o nome do computador responsável pela execução desta tarefa de backup (o nome do servidor do CallManager)
NOTAS
* A Descrição do backup é uma informação importante, pois antes de um procedimento “restore” a descrição do arquivo de backup é informada, oferecendo a oportunidade de cancelamento da restauração de um arquivo de backup selecionado equivocadamente.
** O Nome do arquivo de backup deve ser pequeno, sem caracteres especiais. Ao concluir o backup, o nome do arquivo recebe a data e hora da execução do backup.
- Para a execução de tarefas agendadas o serviço do Callmanager gltTaskM.exe tem que estar obrigatoriamente em execução. Contate o suporte para maiores informações.
- O Backup do sistema realiza a cópia dos dados existentes no banco de dados e alguns arquivos de configuração necessários para a utilização do CallManager.
- Um recurso interessante é a remoção dos backups mais antigos, pois os arquivos de backup possuem conteúdo acumulativo. Recomendamos que mantenha os backups de duas semanas no computador, ou seja, ao criar o arquivo de backup do 15º dia o sistema automaticamente apaga o arquivo mais antigo (1º dia).
- Em caso de mais de uma licença, recomendamos que sejam configurados os backups em diretórios diferentes e programados para horários diferentes, assim evitando a aumento de processamento desnecessário no servidor responsável pelo backup.
- Assim como todas as tarefas, o agendamento de backup permite a notificação por email sobre a execução da tarefa, notificando possíveis falhas na execução.
|
Backup Avançado do CallManager
Para a garantia total da integridade e reconfiguração do ambiente do Callmanager, com isso restaurando totalmente o sistema, recomendamos a realização de backup (cópia) dos seguintes diretórios:
Diretório dos executáveis do CallManager:
C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\Direction Systems\CallManager 2008
Diretório com as cópias de segurança dos bilhetes do PABX:
C:\Arquivos de programas\Direction Systems\CallManager 2008
Diretório com as bases de dados:
C:\Arquivos de programas\Microsoft SQL Server\MSSQL.1\MSSQL\Data
Também realize cópia do diretório com os arquivos de backup automático gerados pelo próprio CallManager.
NOTA 2
O caminho pode variar dependendo do idioma do sistema operacional (“Arquivos de programas” ou “Program Files”, “Dados de aplicativos” ou “Application Data”), e pode variar a unidade de disco utilizada na instalação do CallManager e do banco de dados (C:\ , D:\ ...). |
NOTA 3
Muito importante: evite manter os arquivos de backup no mesmo disco do computador onde está instalado o seu sistema. De preferência utilize unidades de rede ou grave em mídias externas (CD-R, DVD-R, Fita, etc.). Não se esqueça também, se possível, de guardá-lo em um lugar seguro, de preferência fora da organização. Afinal de que adianta ter um arquivo de backup em um computador com o HD queimado ou dentro de um CPD vítima de incêndio. |