Conheça o NetBuffer e suas funcionalidades

NetBuffer o equipamento coletor de ligações da Direction Systems que pode ser utlizado de diferentes formas por ter múltiplas funcionalidades. Preparamos um artigo para você conhecer melhor o equipamento e todas as suas formas de utilização além de explicar passo a passo como programá-lo para coletar as ligações do CallManager 2008

       O NetBufferTM é o único equipamento do segmento que possui múltiplas funcionalidades. Desenvolvido pela Direction Systems, pode ser utilizado como coletor de dados com acesso remoto discado ou via TCP/IP e ainda simultaneamente como um “gateway” IP/Serial. Com suas duas portas seriais e funcionalidades de rede TCP/IP internas, pode facilmente ter suas funções expandidas para outros usos.

        O NetBufferTM pode ser utilizado em diversas aplicações, entre elas:

• Coleta de dados seriais de PABX/Roteadores via acesso remoto utilizando TCP/IP em uma LAN ou Internet;
• Coleta de dados seriais de PABX via acesso remoto discado;
• Programação de PABX remotos utilizando TCP/IP através da função de “gateway” do NetBufferTM que efetua a conversão IP/Serial utilizando TelNet. Esta função pode ser utilizada simultaneamente com a coleta de dados;
• Gerenciamento de Servidores de Rede e Porta Console;
• Automação Industrial, Comercial e Predial;
• Conexão de equipamentos seriais legados à rede IP.

        Dentre as funcionalidades oferecidas pelo NetBufferTM será abordadas mais detalhadamente as configurações para a utilização do produto como:

• Coletor de bilhetes seriais (RS232)
• Função de gateway IP/Serial

NetBufferTM - Coletor de Bilhetes seriais

        Trabalhando como um coletor serial o NetBufferTM é um equipamento que permite o acesso aos bilhetes emitidos pelo PABX simplesmente utilizando a rede TCP/IP. O NetBufferTM possui suporte a redes TCP/IP, permitindo que o equipamento se torne um dispositivo de rede, assim como um computador.

        Uma vez conectado ao PABX através de um cabo Serial (DB9-RS232), serão configurados os parâmetros de comunicação do NetBufferTM conforme as especificações do PABX como: Taxa de Transmissão, Paridade, Bits de dados, Bit de parada. Ao receber os bilhetes, o NetBufferTM armazena os registros até que seja realizada a coleta desses através de uma conexão TCP/IP, utilizando o protocolo FT. Dessa forma o produto atua como um servidor de arquivos acessível por FTP.

        O CallManager 2008 possui total compatibilidade para a realização da coleta dos bilhetes internamente no NetBufferTM sendo uma solução totalmente integrada de configurações simples e operação monitorada.

NetBufferTM - Função de gateway IP/Serial

        Alguns equipamentos (PABX/roteadores) têm a possibilidade de realização de programação. No entanto esse recurso é disponibilizado apenas através de uma conexão serial com o próprio dispositivo. Quando o equipamento que necessita de programação está fisicamente localizado muito distante do técnico de manutenção, forçando o deslocamento para o local onde o equipamento está localizado, há desperdício de tempo e maior dificuldade para realização do trabalho. Esse problema pode ser solucionado utilizando o NetBufferTM como Gateway IP/Serial, além de contar com a possibilidade de utilizaras duas portas Seriais, uma para o recebimento de bilhetes e outra para gateway serial com o equipamento. Pode ainda ser instalado mais um cabo serial entre o NetBufferTM e a porta de manutenção do equipamento. A partir daí poderá ser realizada a conexão de manutenção ao equipamento acessando o endereço IP do NetBufferTM, que simplesmente irá redirecionar todo o tráfego recebido para a porta de manutenção.

        Pelo fato do NetBufferTM pertencer a rede, essa manutenção poderá ser realizada de qualquer lugar da empresa pela equipe de manutenção, desde que exista conectividade ao NetBufferTM.

Algumas Características do NetBufferTM

        Por ser uma solução em Hardware embarcado, o NetBufferTM possui algumas características que serão especificadas:

• Aparelho compacto
• Baixo consumo elétrico;
• Disponível com tensões em 9 v e -48V - Alguns modelos de PABX possuem unidades retificadoras de alimentação (Fonte) que trabalham com a tensão de -48V, muitas vezes esta fonte de alimentação possui alguma fonte de alimentação secundária (banco de baterias) em caso de falta de energia. Ao alimentar o NetBufferTM em -48 v o aparelho pode ser alimentado com a energia dos retificadores do PABX, permitindo que o NetBufferTM permaneça ligado enquanto o PABX estiver ligado;
• Alta disponibilidade – Como o XXXX é uma solução dedicada, são reduzidos os problemas com a operação deste produto atendendo a propósitos específicos.
• Suporte técnico especializado


Como configurar o CallManager 2008 para coletar ligações no NetBufferTM

       Um breve roteiro passo-a-passo de configuração do módulo Coletor de ligações para realizar a coleta de bilhetes no NetBufferTM:

        O NetBufferTM possui o IP padrão 192.168.0.222/24. Se este endereço de rede já for compatível com a sua rede local fique atento para não ligar o NetBufferTM na sua rede, o que pode gerar um conflito de IPs se por acaso o host 192.168.0.222 já existir na rede local.

        O NetBufferTM permite conexão remota via protocolo FTP. Para realizar o acesso remoto utilize o usuário padrão admin e senha direction.

→Vamos às configurações no NetBufferTM

        O NetBufferTM Plus possui teclado e display que permitem acessar as configurações diretamente no equipamento de forma simples. Configure o Endereço IP (disponível), Máscara de Rede e Gateway (default da rede). (Detalhar sobre o procedimento). Uma vez configurado o Endereço IP  o NetBufferTM   pode ser conectado na rede local.

→Vamos às configurações no Coletor de Ligações.

        Ao abrir o Coletor de ligações do CallManager 2008, acesse os Parâmetros. Um formulário de configurações será exibido. Selecione a licença e clique no botão ao lado direito. Agora todos os campos estarão disponibilizados para as configurações.

○ Configure o “tipo de conexão” para: Via TCP/IP;
○ Em “modo de tarifação” selecione: Tarifação após pooling;
○ Modifique o “tempo de pooling” para: 2 minutos
○ Selecione o “tipo de equipamento”: Outros FTP;
○ Preencha o “usuário”: admin
○ Preencha a “senha”: direction
○ No “Remote host” preencha com o IP (atual) do NetBufferTM (IP padrão 192.168.0.222);
○ Preencha o campo “Arquivo de coleta remota”: A/lig*.txt.
○ Certifique-se que o número de tentativas é maior que 0 (zero).
Verifique o exemplo de configuração dos parâmetros do coletor de ligações exibido abaixo:

 

Fig. 1 - Parâmetros do coletor de Ligações.

 

Add Feedback