Otimização de Infra-Estrutura - 2ª Parte

A segunda parte do artigo sobre otimização de Infra-Estrutra abordorá os modelos de IO (Infra-Estructure Optimization) na organização e a forma de trabalhar a Tecnologia da Informação em prol do desenvolvimento dos negócios na Organização.

O Modelo de Otimização de Infra-estrutura

        A Microsoft desenvolveu o IOM (Infrastructure Optimization Model - Modelo de Otimização de Infra-Estrutura) usando práticas recomendadas pela indústria e a experiência da Microsoft com os clientes. O modelo oferece uma estrutura de trabalho para identificar as pessoas, os processos e a tecnologia de uma infra-estrutura de TI e descreve quatro níveis de maturidade através dos quais esses recursos de TI podem evoluir para aumentar o valor estratégico para a organização.

        O modelo IO oferece um ponto de partida para que as grandes empresas e as organizações de médio porte avaliem o estado atual de sua infra-estrutura de TI e aprendam a alcançar o nível de maturidade apropriado para seus negócios. Usando o modelo, os clientes entendem rapidamente o valor estratégico e os benefícios de mudar de um uso “básico” da infra-estrutura, onde o TI geralmente é considerado um centro de custos, para um uso mais “dinâmico”, onde a infra-estrutura é vista como um bem estratégico que contribui significativamente para o desempenho dos negócios.

Os níveis do modelo podem ser caracterizados desta forma:

• Básico — Processos manuais; nenhum controle central; segurança reativa; administração e serviços com alta intervenção e alto custo para usuários .

• Padronizado — Alguns padrões e diretivas; mais controle central; uso limitado de automação; ainda é reativa na segurança; administração e serviços com intervenção e custo médios para usuários .

• Racionalizado/Avançado — Automatizado; processos controlados centralmente; segurança proativa; administração e serviços sem intervenção para usuários; diretivas de TI estão começando a dar suporte e expandir os negócios

• Dinâmico — Administração e serviços totalmente automatizados para usuários; Contratos de Nível de Serviço vinculados aos negócios; habilidade de adotar e inovar rapidamente com novas tecnologias para satisfazer necessidades estratégicas

        Conhecendo o nível de modelo que a sua empresa se encontra será possível avaliar quais as próximas ações de necessidades para que ela alcance o nível Dinâmico e passe a usufruir da estrutura de TI em favor do desenvolvimento do negócio.

Fonte: http://blogs.technet.com/gerentedeti/archive/2009/02/12/o-modelo-de-otimiza-o-de-infra-estrutura.aspx , consultado em 21/10/2009.

Add Feedback