Continuando a série de artigos sobre as tecnologias de virtualização,avaliaremos a virtualização de Aplicações, e as possibilidades advindas desse tecnologia disponibilizada pela Microsoft.
Revendo o que foi exposto no nosso primeiro artigo da série sobre virtualização, a Microsoft fornece uma suíte fim a fim de produtos e tecnologias de virtualização conforme diagrama abaixo:
Figura 1: Produtos e tecnologias de virtualização. Disponível em http://www.microsoft.com/brasil/servidores/virtualizacao. Consultado em 25/08/2009.
No segundo texto da série, falaremos sobre virtualização de aplicação.
Virtualização de Aplicação
Todos sabem que qualquer aplicativo precisa de seu SO (Sistema Operacional) para vários serviços como drivers de dispositivos, alocação de memória, entre outros. Atualmente para resolver problemas de incompatibilidade entre uma aplicação e seu SO utilizamos virtualização de servidor.Mas como podemos resolver problemas de incompatibilidade entre duas aplicações instaladas na mesma instância de um SO? A virtualização de aplicações é a resposta.
Como isso é possível? Vamos imaginar o seguinte, a aplicação 1 exige uma versão específica de uma DLL, mas a aplicação 2 também exige outra versão da mesma DLL. Este cenário é no mínimo problemático, instalar as duas aplicações cria uma situação em que uma delas substitui a versão exigida pela outra, fazendo com que a aplicação funcione mal ou falhe.
A virtualização de aplicativos resolve esse problema criando cópias específicas para a aplicação de todos os recursos compartilhados. As configurações que uma aplicação pode compartilhar com outras em seu sistema - entradas de registro, DLLs específicas, e mais - são, em vez disso, empacotadas com ele e executadas no cache da máquina, criando uma aplicação virtual. Quando uma aplicação virtual é implantada, usa sua própria cópia desses recursos compartilhados.
A virtualização de aplicações facilita significativamente a implantação. Como os aplicativos não competem mais por versões de DLL ou outros aspectos compartilhados de seu ambiente, há pouca necessidade de testar novas aplicações em busca de conflitos com aplicações existentes antes de serem distribuídas. E essas aplicações virtuais podem ser executadas junto com aplicações comuns instaladas -- assim, nem tudo precisa ser virtualizado, embora fazê-lo evite muitos problemas e reduza o tempo que os usuários finais passam com a assistência técnica tentando resolvê-los. Uma solução de virtualização de aplicações eficiente também permite o gerenciamento de
aplicações virtuais e instaladas a partir de uma interface comum.
Através do Microsoft Application Virtualization é possível tornar a virtualização de aplicações realidade em sua empresa. Para maiores informações entre em contato com a equipe da Direction Systems no email info@direction.com.br ou pelo telefone 55 81 2121-9797.