Implantando o módulo de créditos do CallManager e TollManager 2008

Neste artigo abordaremos a implantação do Módulo de Créditos no CallManager e TollManager 2008. Serão expostos características importantes desse módulo assim como cuidados essenciais que garantem o sucesso da implantação.

O sucesso de qualquer projeto está diretamente relacionado ao planejamento. Subestimar um bom planejamento é um risco que o analista deve sempre evitar, pois estão envolvidas:

• A credibilidade da solução oferecida 
• A imagem da empresa executante da implantação;
• O retorno do investimento realizado pela contratante da solução de créditos;
• Entre outros problemas...

Antes mesmo de oferecer o serviço de créditos, o parceiro dever ter em mente os requisitos que viabilizam a implantação desta solução, bem como o recurso necessário para a continuidade do negócio.

Boas práticas são sempre bem vindas, então o cunho deste informativo será voltado ao processo de implantação do Módulo de Créditos do CallManager 2008. O artigo será dividido em duas etapas.

Existem casos onde o modelo do PABX não está homologado para o Módulo de Créditos do CallManager 2008, após a realização de testes, este modelo do PABX é então homologado aumentando o campo de atuação de sua revenda.

Como já citado, requisitos são necessários para que possamos pensar em oferecer o serviço, sendo estes:

• O Modelo do Pabx/Roteador já está homologado pela Direction Systems?
• Caso seja um equipamento não homologado, este equipamento recebe comandos externos? Como, através de Cabo Serial ou por TCP/IP? Utiliza algum protocolo específico para a interação?
• O Pabx/Roteador não necessita de algum hardware ou atualização de sistema Operacional / pacote de serviços, que permite a interação por comandos?
• Quais são os comandos necessários para mudanças de categorias de Ramais/Senhas?
• Qual a disponibilidade para que possamos realizar testes de homologação em laboratório e/ou no cliente?


Uma vez tratando de uma integração homologada entre CallManager e TollManager 2008 e PABX, avançamos no processo do planejamento da Solução de créditos a ser adotada.

Pontos importantes:

• O cliente tarifará as chamadas em seu ramal ou serão realizadas através de senhas, que permitem a mobilidade do usuário dentro da empresa?
• Quais ramais irão participar do módulo de créditos?
• Deve ser realizado um breve estudo do “consumo médio” dos usuários para a definição das cotas de créditos individuais. O estudo prévio do consumo individual de cada ramal faz com que a implantação não comprometa as atividades atuais de cada usuário e da empresa.
• Tudo deve ser planejado até a data em que o sistema de crédito terá inicio. A elaboração de um cronograma pode ser muito útil, pois são distribuídas as responsabilidades seja do cliente ou da revenda que implanta o sistema.

Para casos onde existirá a gerencia de senhas, abaixo segue um exemplo de planilha para o controle das senhas (PIDs) que serão administradas no PABX. A distribuição destas senhas também é um processo que exige muita responsabilidade, evitando o vazamento de informações sobre as senhas.

 

Senha (PID)

Categoria

Usuário

Data Liberação

Data Bloqueio

Responsável

Ramal Contato

11111

3

Rui Barbosa

01/01/2009

 

Gestor de Créditos

2222

32142

3

Castro Alves

01/01/2009

 

Gestor de Créditos

1234

41232

4

Luiz Gonzaga

01/01/2009

 

Gestor de Créditos

5555

84563

6

Capiba

01/01/2009

 

Gestor de Créditos

6342

98734

3

Xxxxxx

01/01/2009

 

Gestor de Créditos

9832

Tabela 1 - Gestão de senhas

Depois de toda essa base teórica, o processo agora é realmente de configuração do sistema. Uma vez instalado o CallManager, a primeira etapa é a configuração de todos os cadastros.

Estes cadastros do Módulo Tarifador são muito importantes, cada sessão do sistema tem importância específica. Vamos a alguma delas:

Cadastro de Níveis Departamentais – Ao reproduzir a estrutura organizacional da empresa, podemos construir uma árvore de agrupamentos, isso permite a emissão de relatórios mais rápidos, agrupando departamentos e sub-departamentos, permitindo a visualização dos registros em único relatório.

Cadastro de Centros de custo – Esta sessão permite a restrição de acesso aos ramais de forma homogenia e controlada. Recomendamos que sejam cadastrados os emails dos gestores de cada Centro de Custo, pois futuramente poderemos utilizar estes emails para automação de envio de relatórios gerenciais entre outros.

Cadastro de Clientes – Esta sessão é opcional e permite a definição de custo específico (plano de tarifas) para grupos distintos de ramais.

Cadastro de ramais – O elemento que será gerenciado. Da mesma forma como no Centro de custo, recomendamos os cadastros dos emails dos usuários dos ramais, pois futuramente poderemos utilizar estes emails para automação de envio de saldos, relatórios entre outras coisas.
 
Assim que todos os cadastros básicos forem concluídos, iremos aos cadastros para a utilização do módulo de créditos.

Cadastros de ramais – Na aba “Crédito e cobrança” deverão se preenchidos os valores para crédito (crédito para o ramal/PID), Classe com a categoria que o ramal/PID vai assumir quando estiver com os créditos, Marcar a opção “Participar do Módulo de Créditos”.

Assim que concluirmos todas estas etapas, estamos preparados para iniciar as configurações de crédito. Abordaremos esse tema num novo artigo, publicado em nosso site e newsletter. Até lá!

 

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