Interoperabilidade do Avaya IP Office com o CallManager / TollManager

1. Introdução

O objetivo deste artigo é demonstrar a Interoperabilidade entre o Avaya IP Office e o CallManager / TollManager através de um cenário pré-definido onde será explicado todas as configurações necessárias para uma correta comunicação entre as partes.

Utilizamos o cenário detalhado a seguir. Somente os passos necessários para funcionamento das configurações nesse cenário serão detalhados neste artigo. Se você possui um cenário diferente ou precisa de uma configuração adicional você pode contatar nosso Suporte Técnico.

2. Configuração Utilizada

A configuração abaixo mostra um Avaya IP Office conectado ao CallManager / TollManager através de uma rede LAN.

Figura 1: Configuração de Referência para o Avaya IP Office

3. Equipamentos e Softwares utilizados

 Equipamento/Software Release/Versão 
 Avaya IP Office  R9.0
 CallManager 2012 / TollManager 2012

 8.05.0001

4. Configurando o Avaya IP Office

As configurações abaixo utilizam o software IP Office Manager R9 em inglês.

De um PC executando a aplicação IP Office Manager, encontre o atalho para a aplicação Manager e a execute. Selecione o sistema IP Office apropriado (se tiver mais de um) e efetue o "log in" com as credenciais apropriadas.

A janela do Avaya IP Office R9.0 Manager será mostrada como abaixo:

A partir de árvore de configuração no painel do lado esquerdo, selecione System para exibir a janela do sistema no painel do lado direito. Selecione a Tab SMDR.

Selecione SMDR Only da lista Output. Para IP Address, informe o Endereço IP do servidor onde está instalado o Coletor do CallManager / TollManager. Para TCP Port, informe a porta, neste caso 4221. Modifique Records to Buffer se necessário e marque Call Splitting for Divert. O Record to Buffer é utilizado pelo IP Office para armazenar em cache os registros em caso de uma falha de comunicação com o Coletor do CallManager / TollManager. No caso utilizaremos o padrão de 500 registros.

5. Configurando o Coletor do CallManager / TollManager

Nesta seção iremos configurar o Coletor para receber os bilhetes (SMDR) do IP Office. Todos os passos para configuração poderão ser efetuados pelos técnicos do suporte via acesso remoto se necessário.

5.1. Executando o Coletor

Localize o atalho para o Coletor de Ligações que normalmente está localizado em "C:\Arquivos de Programas (x86)\Direction Systems\CallManager 2012\Coletor.exe" ou "C:\Arquivos de Programas (x86)\Direction Systems\TollManager 2012\Coletor.exe" e execute a aplicação.

5.2. Efetuando a autenticação no Coletor

Para configurar o coletor, antes é necessário efetuar a autenticação do seu usuário. O usuário precisa de direitos de Administrador para utilizar a interface do Coletor de Ligações. A senha para o usuário Administrador foi definida por você no momento da configuração de sua licença.

Abaixo segue a janela de autenticação do Coletor, informe o usuário e senha e pressione Buscar Localidades:

Selecione a licença correspondente a Localidade que você deseja configurar e pressione o botão Ok.

5.3. Configurando o Coletor para Receber os bilhetes do Avaya IP Office

Após se autenticar no sistema, a janela do Coletor é exibida a seguir:

Pressione o botão  (Parâmetros) para configurar os parâmetros da comunicação com o Avaya IP Office.

A janela necessária para configuração dos Parâmetros de comunicação do Coletor é exibida:

 

Selecione a licença da localidade desejada e pressione o botão (preencher). Após isso selecione:

Tipo de conexão ao Pabx: Via TCP/IP

Tipo de equipamento: Telnet (Escutar)

Porta: 4221

Modo de Tarifação: Tarifação automática a cada 60 segundos

Certifique-se de que a opção Realiza cópia do bilhete esteja marcada.

Não é necessário modificar os parâmetros de Arquivo de Coleta e Computador. Deixe-os como estão.

Pressione o borão Ok para salvar as configurações e depois o botão Fechar.

Você receberá a mensagem: Alguns parâmetros do sistema foram alterados. O Coletor precisa ser reinicializado para que estes parâmetros sejam utilizados. Deseja reinicializar agora?

Pressione o botão Sim.

6. Verificando a comunicação

6.1 Verificando no Avaya IP Office

Para verificar se o Avaya IP Office está enviando corretamente os bilhetes (SMDR) para o coletor, abra o Avaya IP Office R9.0 SysMonitor.

Selecione Filter -> Trace Options. Selecione a Tab Call e marque Call Detail Records e CDR Extra diagnostics.

 

Inicie um "tracing" selecionando View  -> Log To Screen. Se a conexão TCP com o Coletor estiver Ok, o resultado deverá ser semelhante ao das linhas a seguir:

445081676mS CDR: Initialising communications [IP Address = 10.64.101.94, port 4221 [TCP]]
445081676mS PRN: CDR - ResetQueueSize=500
445081677mS CDR: SMDR OUTPUT '2014/02/05 12:23:51,00:00:00,2,25276,O,25211,25211,,1,1000080,0,E25276,IPO SIP 1,E25211,IPO SIP 1,0,0,n/a,0,,,,,,,,,,,
 

6.2 Verificando no Coletor

Execute novamente o Coletor de Ligações de acordo com os procedimentos das seções 5.1 e 5.2.

Se a comunicação entre o Coletor e o Avaya IP Office estiver funcionando corretamente você deverá ver os bilhetes chegando na tela do Coletor conforme figura abaixo:

 

Add Feedback