Requisitos para instalar e utilizar o TollManager ou CallManager

Definir os requisitos ideiais para um cliente instalar e utilizar uma solução do TollManager ou CallManager não é uma tarefa trivial e precisa que sejam analisados diversos fatores.
 
Neste artigo iremos esclarecer e lhe ajudar a escolher os requisitos para instalar e utilizar o TollManager ou CallManager da melhor maneira possível.
 
1. Conhecendo a Arquitetura e Topologia do TollManager e CallManager
 
O TollManager e o CallManager são softwares que utilizam uma arquitetura de 3 ou 4 camadas, dependendo da configuração utilizada. Cada camada é descrita a seguir:
  • Camada de Dados: responsável por armazenar, manipular e gerenciar as informações do sistema. O Microsoft SQL Server é o banco de dados que utilizamos;
Esta camada exige grande capacidade de processamento (entenda-se CPU), mais memória RAM e mais Disco (incluindo aí a velocidade do disco, por isso recomendamos discos SAS para tratamento de alto volume de dados).
Dependendo do número de usuários, volume de dados a serem processados e performance esperada, é possível utilizar a versão Express (gratuita) do Microsoft SQL Server. Consulte o site da Microsoft para maiores detalhes e diferenças entre as versões do Microsoft SQL Server.
 
  • Camada de Negócios/Aplicação: responsável por gerenciar e manipular as regras do TollManager ou CallManager;
Esta camada exige uma grande capacidade de processamento (CPU) e também memória RAM, porém faz pouco uso do disco. É nessa camada que está o módulo de coleta e todo gerenciamento centralizado.
 
  • Camada de Apresentação/Interface: camada onde há interação do usuário com o sistema, neste caso temos duas opções: a opção tradicional padrão é a interface Windows;
Esta camada faz uso moderado de CPU (o consumo de CPU só aumenta pontualmente quando o cliente solicita algum relatório ou faz uso de alguma função especial usando a interface Windows).
Quando utilizando a interface Windows, esta camada pode ser instalada através do modo estação de trabalho e pode ser instalada em qualquer micro da rede que necessite utilizar o sistema.
Quando a opção a ser utilizada é a Web edition, essa camada é processada pelo servidor IIS (vide detalhes da quarta camada a seguir) e exibida no Navegador do cliente.
 
  • Camada de Serviços Web: Caso o cliente adquira o Módulo Web (web edition), que é opcional, existe a necessidade de uma nova camada. A camada que atende às requisições Web que é feita pelo servidor Web IIS (Internet Information Service da Microsoft).
Esta camada utiliza muito pouco espaço em disco e o uso da CPU e memória RAM depende da quantidade de usuários que simultaneamente utilizam o sistema, crescendo proporcionalmente a este número.
 
É importante notar que o TollManager e CallManager é um produto altamente escalável. Isso significa que é possível utilizar um único servidor suportando todas essas camadas ou ainda cada uma dessas camadas pode ficar em um servidor separado dedicado para cada camada. A escolha vai depender principalmente do volume de dados a ser processado e da quantidade de clientes que utilizarão o sistema simultaneamente.  Isso significa que o cliente pode começar com um arquitetura mais simples e a medida que os requisitos de performance aumentam ele estende sua arquitetura também.
 
2. Recomendando uma Arquitetura para o TollManager ou CallManager
 
Não existe uma recomendação padrão que atenda a todos os clientes pois os fatores de escolha da melhor arquitetura são variados, porém podemos indicar algumas recomendações que podem lhe ajudar na melhor escolha:
  1. Se o cliente tem um único PABX com capacidade até 200 ramais e poucos usuários acessarão simultaneamente o sistema (no máximo de 5 usuários), então é possível utilizar um único servidor, ou até uma estação de trabalho de boa qualidade para o TollManager ou CallManager. Como requisitos mínimos seria utilizar um processador Intel Core i3 ou Pentium 4, 4GB de RAM e HD SATA de 500GB, Windows 7, Windows 8, Windows 10 ou Windows 11 e SQL Server Express edition. Servidores virtuais em nuvem pública ou privada equivalentes poderão também ser utilizados;
  1. Clientes entre 200 ramais e 1000 ramais (em alguns casos até 2000 ramais) com poucos usuários (no máximo de 20 usuários) já deverão optar por um servidor de entrada de fabricantes como HP, Dell ou IBM com processadores Xeon Dual Core, 8GB de RAM e 2 discos SAS ou SATA de 300GB ou superior, Windows Server 2022, 2019, 2016, 2012 R2 ou 2012 e SQL Server 2017, 2016, 2014 ou 2012 Standard edition (A versão do SQL Express pode ainda ser utilizada em alguns casos, dependendo dos requisitos de performance do cliente). Servidores virtuais em nuvem pública ou privada equivalentes poderão também ser utilizados;
  1. Clientes com mais de 2000 ramais ou mais de uma localidade ou ainda muitos usuários (mais de 20 usuários) acessando o sistema simultaneamente já deverão pensar em uma arquitetura mínima com dois servidores de um dos seguintes fabricantes: IBM, HP ou Dell com processador Xeon Quad Core, 8GB RAM, 2 ou mais Discos SAS 300GB, Windows Server 2022, 2019, 2016, 2012 R2 ou 2012 e SQL Server 2017, 2016, 2014 ou 2012 Standard ou Enterprise edition. Servidores virtuais em nuvem pública ou privada equivalentes poderão também ser utilizados
Observação: O CallManager e TollManager ainda tem suporte para as versões 2008 e 2005 do SQL Server, porém não recomendamos mais a utilização dessas versões por se tratarem de versões que estão descontinuadas pelo fabricante.

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