Arquivos de configuração e logs do CallManager

 
Arquivos de Configuração e Logs do CallManager
 
Mas o que é um Log? É o registro de um evento de uma ação tomada no CallManager que pode ser utilizado para conferência de informações. 
 
1. Local dos arquivos de configuração do CallManager
 
Sistema Operacional Windows Vista ou posteriores: C:\ProgramData\Direction Systems\CallManager 2012
 
Sistema Operacional Windows XP ou anteriores: C:\Documents and Settings\All Users\Dados de aplicativos\Direction Systems\CallManager 2012
 
2. Arquivos compartilhados entre todas as licenças:
 
2.1 Gap.mdb
 
Informações contidas no Gap.mdb:
 
  • String de conexão com o SQL;
  • Relatórios do usuário;
  • Cadastro de usuários;
  • Senhas de acesso;
  • Configurações do Coletor de Ligações.
Por questões de segurança o Gap.mdb é protegido por senha;
 
2.2 gltConfig.xml
 
Contém as configurações gerais comum para todas as licenças.
 
Exemplo:
  • Número de tentativas de acesso ao sistema;
  • Tempo de bloqueio;
  • Configuração de E-mail;
  • Utilizar senha forte;
3. Logs compartilhados por todas as licenças
 
3.1 cglt.log
 
Contém os Logs de configuração do CallManager, exemplo: Erro de importação de planilha de cadastros;
 
3.2 coletaremota.log
 
Log responsável por registrar os eventos do coletor remoto, exemplo: Realizou coleta manual;
 
3.3 coletor.log
 
Log responsável por registrar todos os eventos e configurações realizadas no coletor de ligações por um determinado usuário.
 
Exemplo: Usuário administrador, abriu o coletor e alterou o tipo de coleta para serial na data XX/XX/XXXX e hora XX:XX:XX.
 
3.4 ColetorService.log
 
Log responsável por registrar os eventos realizados no serviço do coletor, exemplo: O usuário administrador iniciou o coletor como serviço na data XX/XX/XXXX e hora XX:XX:XX.
 
3.5 dih.log
 
Log responsável por registrar todos os eventos do módulo de integração hoteleira (DIH) do CallManager. Exemplo: Não foi encontrado o Módulo de Integração Hoteleira para esta licença.
 
3.6 dsd.log
 
Log responsável por registrar todos os eventos do módulo SIP (DSD) do CallManager, exemplo: Conexão ao PBX efetuada com sucesso!
 
3.7 glt.log
 
Log responsável por registrar todos os eventos manuais realizados por um determinado usuário no Gerenciador de Ligações Telefônicas, exemplo: O usuário Administrador eliminou os ramais xxx, xxx e xxx na data XX/XX/XXXX e hora XX:XX:XX.
 
3.8 Glt_ERRO.log
 
Log responsável por registrar todos os erros ocorridos no Gerenciador de Ligações Telefônicas.
 
Exemplo:
 
04/11/2014 11:48:03 CM2012EE-0800-0100000001---------------
Nº do Erro:13
Fonte:
CGlt8
CGLT.CLigacaoConta, ImportaConta
Glt.frmImportarConta, cmfAção_Click
Descrição:
Type mismatch
 
3.9 gltRelat.log
 
Log responsável por registrar os eventos dos relatórios do Gerenciador de Ligações Telefônicas, exemplo: Compara Custos:Plano alternativo para esta localidade não encontrado.
 
3.10 tools.log
 
Log responsável por registrar todos os eventos e configurações realizadas no modelo Ferramentas do Sistema, exemplo: O usuário administrador realizou um histórico de ligações na data XX/XX/XXXX e hora XX:XX:XX, referente a licença XXXXXXXX-XXXX-XXXXXXXXX
 
3.11 Tools_ERRO.log
 
Log responsável por registrar todos os erros ocorridos no módulo Ferramentas do Sistema.
 
Exemplo:
 
28/08/2014 16:14:49 CM2012EE-0800-0100000001---------------
Nº do Erro:429
Fonte:
Tools
Tools.frmTools, cbaPrincipal_Execute
Descrição:
ActiveX component can't create object
 
3.12 wupdate.log
 
Log responsável por registrar as informações das últimas atualizações de tabela realizadas no CallManager.
 
Exemplo:
  • 21/05/2014 17:52:35;CM2012EE-0800-0100000001;;Atualizando Tabelas versão 8001349
  • 21/05/2014 17:54:17;CM2012EE-0800-0100000001;;Fim da atualização. Foram atualizados 823296 bytes.
4. Diretórios Compartilhados entre as licenças
 
4.1 Exports:
 
O diretório Exports é utilizado para armazenar os arquivos temporários provenientes dos relatórios exportados pelo CallManager.
 
4.2 Logos:
 
Diretório para armazenamento das logomarcas a serem apresentadas nos relatórios.
 
4.3 Reports:
 
Diretório para armazenamento dos relatórios customizados do CallManager, ou seja, relatórios personalizados que são solicitados de acordo com a necessidade dos clientes. Para que um relatório customizado seja apresentado no CallManager é necessário que os arquivos de configuração do relatório (.rpt e .xml) estejam armazenados neste diretório.
 
4.4 Updates:
 
Diretório responsável por armazenar as informações das últimas atualizações de versão realizadas pelo CallManager.
 
4.5 Pasta da Licença:
 
Diretório que contém os arquivos referentes “apenas” a uma determinada licença. A nomenclatura deste diretório segue o número da licença do CallManager. Exemplo: CM2012EE-0800-0100000001.
 
4.5.1. Logs Individuais de cada licença:
 
4.5.1.1. coleta.log
 
Log responsável por armazenar as informações de coleta de uma determinada licença.
 
Exemplos:
 
==>13/2/2014 11:09:11;TCP/IP;CM2012EE-0800-0100000001;Comando executado com sucesso!;2788;1;2
==>13/2/2014 11:10:05;TCP/IP;CM2012EE-0800-0100000001;Não existem bytes a receber;0;0;1
 
4.5.1.2. credito.log
 
Log responsável por armazenar as informações sobre a habilitação ou bloqueio dos ramais pertencentes ao módulo de créditos do CallManager.
 
Exemplo:
 
  • 06/11/2014 16:16:06 - CM2012SB-0803-0100000001 O Ramal não foi desabilitado pelo erro informado. Ramal: MXXXXX7203,CM2012SB-0803-0100000001 - Não foi possível desabilitar o ramal MXXXXX7203 do Pabx. Mensagem = PID:588755 ,LOGO
4.5.1.3. creditoCMD.log
 
Log responsável por armazenar os comandos executados pelo CallManager na Central Telefônica (PABX) do cliente para subir ou descer a classe dos ramais pertencentes ao módulo de créditos do CallManager.
 
Exemplo: 06/11/2014 16:16:34;MXXXXX7269C;Bloqueia;Sucesso;; sl1input#13#![2![LOGI#13#![1![DIRECTION#13#![1![LD 88#13#![1![CHG#13#![1![AUT#13#![1![0#13#![1![775272#13#![1![NO#13#![1![7#13#![1![#13#![1![END#13#![1![LOGO#13#![1;10.0.7.251:513
 
4.5.1.4. ExcRamal.log
 
Log responsável por armazenar as informações ou críticas de exclusão de ramais no CallManager.
 
Exemplo: 06/11/2014 11:37:28 1 - Não é possível excluir este Ramal. Ele está reservado para o sistema!
 
4.5.1.5. Glt.log
 
Log responsável por armazenar os eventos e erros ocorridos no Gerenciador de Ligações Telefônicas em uma licença específica.
 
Exemplo: 20/06/2014 15:57:37CGLT, cLigação.CImporta -O driver do Pabx está com uma formatação inválida. Solicite substituição do driver.
 
4.5.1.6. importacao.log
 
Log responsável por armazenar as informações sobre a importação das ligações para a Base de Dados do CallManager através da aplicação gltImp8.exe.
 
Exemplo: 25/07/2012 10:30:19;CM2012SB-0800-0100000001;Importação das ligações efetuada com sucesso!;169;0;0;0;00:00:10
 
4.5.1.7. Tarefa.log
 
Log responsável por armazenar as informações de todas as tarefas executadas no CallManager.
 
Exemplos:
  • 1/6/2014 00:01:21;CM2012EE-0800-0100000001;Backup Mensal;Sucesso
  • 06/08/2014 11:51:37;CM2012EE-0800-0100000001;Importação de dados em 06/08/2014 às 11:51:24;Sucesso
 
4.5.2. Arquivos individuais de cada licença:
 
4.5.2.1. <número>.err
 
Arquivo responsável por armazenar as críticas de importação de cadastro através do módulo Web Edition. A nomenclatura deste arquivo segue o número sequencial de tentativas de importação.
 
Exemplo: caso sejam realizadas duas tentativas de importação este arquivo será apresentado com a nomenclatura “2.err”.
 
4.5.2.2. <nome>.map
 
Arquivo responsável por salvar as configurações de mapeamento de campos para importação de cadastros no módulo Web Edition através de um arquivo CSV ou XML. Em outras palavras, este arquivo armazena todos os campos mapeados durante a importação de cadastros através da Web.
 
A nomenclatura deste arquivo se dá de acordo com o nome do mapeamento indicado na importação de cadastros. Exemplo: caso seja salvo um mapeamento de importação de cadastro com o nome CentroCusto, este arquivo será gerado na pasta da licença com o nome CentroCusto.map.
 
4.5.2.3. glt.If
 
Arquivo responsável por armazenar as informações de registro da licença, como por exemplo: Tipo de contrato (locação ou manutenção), validade do contrato, identificação dos hardwares do servidor e etc.
 
Este arquivo também armazena as informações das estações de trabalho pertencentes a uma determinada licença. Por questões de segurança o conteúdo do arquivo glt.lf é criptografado, para evitar que sejam realizadas modificações manuais no arquivo.
 
4.5.2.4. gltpabx.ddr
 
O arquivo gltpabx.ddr é o driver de importação do CallManager, ou seja, o interpretador de bilhetes do sistema. Este arquivo é responsável por indicar como as informações devem ser extraídas do arquivo de ligações (arquivo texto) proveniente da Central Telefônica (PABX) e em que campo do Banco de Dados cada informação deve ser armazenada.
 
Dentro deste arquivo estão armazenadas todas as lógicas de interpretação do bilhete, porém por questões de segurança o conteúdo do arquivo é criptografado para evitar que hajam edições manuais no arquivo que comprometam a lógica de interpretação.
 
Para cada tipo de PABX existe um Driver específico com as lógicas necessárias para a perfeita interpretação dos bilhetes (arquivos de ligação).
 
4.5.2.5. gltPabx.xml
 
O arquivo gltPabx.xml é o driver de comandos do CallManager, ou seja, é o arquivo responsável por armazenar os comandos a serem executados na Central Telefônica para a realização de uma determinada ação, como por exemplo: Habilitar ou desabilitar um ramal, verificar a classe de um determinado ramal, consultar informações sobre a classe de um PID (senha) e etc. Este arquivo também é responsável por armazenar as informações de conexão ao PABX (IP, porta, senha) e as configurações do aplicativo PBXManager.
 
4.5.2.6. Ligacao.buf
 
É o arquivo responsável por armazenar as ligações telefônicas recebidas pelo PABX enquanto o arquivo ligacao.txt estiver em uso por outro aplicativo do CallManager. O ligacao.buf é um arquivo temporário, ou seja, só é possível visualizá-lo durante o processo de coleta.
 
4.5.2.7. Ligacao.txt
 
É o arquivo responsável por armazenar todas as ligações coletadas no PABX a serem importadas para o Banco de Dados do CallManager, ou seja, este arquivo acumula as ligações enquanto o CallManager não realiza o processo de importação das ligações para a Base de Dados.
 
Quando o processo de importação é realizado o ligacao.txt é eliminado para evitar duplicação de ligações, porém, quando novas ligações são coletadas no PABX é criado um novo ligacao.txt contendo apenas as novas ligações coletadas. Dessa forma só será possível visualizar o arquivo ligacao.txt quando existirem ligações pendentes de importação no CallManager ou quando novas ligações forem coletadas.
 
4.5.2.8. Ligacao.txt.<Ano><Mês>
 
Este arquivo trata-se de um backup mensal acumulativo de todas as ligações coletadas da Central Telefônica, ou seja, este arquivo armazena todas as ligações coletadas através do aplicativo Coletor de Ligações durante o intervalor de um mês. Este backup é interessante para garantir que caso haja problemas com a Base de Dados do CallManager, teremos um backup de todas as ligações coletadas para poder realizar uma reimportação.
 
A nomenclatura deste arquivo baseia-se no ano e mês em que as ligações foram coletadas. Exemplo: Caso as ligações sejam coletadas no mês de novembro do ano de 2014, a nomenclatura do arquivo será “ligacao.txt.201411”, dessa forma teremos um arquivo de backup para cada mês do ano.
 
4.5.2.9. Ligacao.txt.Desp.<Ano><Mês>
 
Arquivo responsável por armazenar as ligações que foram desprezadas durante a importação para a Base de Dados. Ligações podem ser desprezadas no CallManager por diversos formas (Configuração de driver, cadastro de tronco, parâmetros de configuração e etc.) de acordo com a necessidade do cliente em eliminar as ligações sem utilidade.
 
A nomenclatura deste arquivo baseia-se no ano e mês em que as ligações foram desprezadas. Exemplo: Caso ligações sejam desprezadas no mês de novembro do ano de 2014, a nomenclatura do arquivo será “ligacao.txt.Desp.201411”, dessa forma teremos um arquivo “Desp” para cada mês do ano.
 
4.5.2.10. Ligacao.txt.drg
 
É o arquivo responsável por armazenar a informação do último registro de ligação importada para a Base de Dados do CallManager, esta informação é importante para garantir que caso a importação seja interrompida o CallManager poderá continuar a importação a partir do momento que a mesma foi interrompida, ou seja, a partir da ultima ligação importada.
 
O conteúdo do arquivo ligacao.txt.drg não está em texto claro, para visualizar a informação do último registro processado devesse utilizar a ferramenta “ConteudoDRG.exe” para interpretar as informações contidas no arquivo.
 
4.5.2.11. Ligacao.txt.dtf
 
Arquivo responsável por garantir que, caso haja uma interrupção na importação de ligações, ainda teremos os bilhetes intactos para dar continuidade com a importação posteriormente. Este arquivo trata-se de uma cópia do arquivo ligacao.txt, e é gerado no início de uma importação. Caso a importação seja realizada com sucesso o arquivo ligacao.txt.dft será eliminado automaticamente, assim só permanecendo no diretório da licença caso haja a necessidade de um reprocessamento.

O arquivo ligacao.txt.dft age em conjunto com o arquivo ligacao.txt.drg, dessa forma se a importação for interrompida, o CallManager consulta o arquivo “.drg” para saber qual foi a última ligação importada para a Base de Dados, e logo após inicia a importação do arquivo “.dft” a partir do registro informado pelo arquivo “.drg”, ou seja, ignora as ligações que já foram importadas antes da interrupção.
 
4.5.2.12. LigErro.txt
 
Arquivo responsável por armazenar as ligações criticadas pelo CallManager no momento da importação, ou seja, armazena as ligações que não puderam ser importadas para a base de dados por diversos motivos, tais como:
 
  • Ausência de informações de cadastro (Ramal, Centro de Custo, Nível Departamental, Senhas e etc);
  • Falta de informações essenciais (Ramal, telefone, data, hora, duração, grupo de tronco e tronco);
  • Configurações de Driver;
 
O LigErro.txt armazena essas ligações até que estejam aptas a serem importadas para a Base de Dados. Para importar as ligações armazenadas no LigErro.txt basta marcar a opção “Ligações com erro” presente na janela de importação do Gerenciador de Ligações do CallManager.
 
Durante a importação do LigErro.txt as ligações que atenderem a todos os critérios do CallManager serão importadas para a Base de Dados, já as ligações que ainda não atenderem a todos os critérios voltarão a serem armazenadas no arquivo LigErro.txt.
 
4.5.2.13. Schema.ini
 
Arquivo responsável por armazenar as informações dos últimos arquivos de cadastro importados no CallManager através do módulo Web Edition. Este arquivo armazena informações tais como: Delimitador utilizado para a importação do arquivo (Exemplos: “;” “,” “|”), modelo de codificação dos caracteres utilizados no arquivo (ANSI, UTF-8, UCS-2) e etc.  
 
4.5.2.14. Ticket.ddr
 
Este arquivo é utilizado como Driver para impressão de tickets no CallManager. Nele estão as configurações de layout, e informações a serem apresentadas nos tickets impressos.
 
 

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