Utilizando Bilhetagem Clone

Utilizando Bilhetagem com Clone
 
Existem casos onde apenas um PABX é utilizado por  mais de uma filial da empresa, até em estados ou países diferentes. Neste caso o PABX irá gerar apenas uma fonte de bilhetagem.
 
Logo temos o  seguinte problema:  Como tarifar cada filial corretamente se todas as chamadas serão tarifadas em um único PABX?
 
Para responder esta questão vamos elaborar estudo de caso onde um PABX é compartilhado por uma empresa que possui 3 (três filiais):  São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.  Como são 3 municípios diferentes precisamos de 3 licenças do  CallManager,  para que cada filial tenha seu custo baseado no seu  município  de origem.  Por exemplo, chamadas realizadas do  RJ para PE são DDD, mas a mesma chamada  de PE para PE  é uma chamada local.  Portanto temos que saber como separar os registros de chamadas de cada filial. Além disso,  temos que ter 3 fontes de bilhetes, pois  serão necessárias 3 licenças,  como iremos importar estas chamadas em 3 Licenças distintas (uma para cada estado) se só temos um bilhete?
 
Vamos utilizar o conceito de clone de bilhetes para isso siga os seguintes passos:
 
  • Eleja a licença principal, esta irá realizar a coleta dos bilhetes diretamente do PABX;
  • Dentro da pasta da licença principal crie um arquivo clone.ini
  • Dentro  do arquivo  “clone.ini”  adicione  todas as licenças  (uma licença em cada linha)  que 
  • receberão uma cópia do bilhete (ligacao.txt);
  • Certifique-se que existe uma linha em branco no final do arquivo;
 
Observações:
 
  1.  A cópia de segurança dos bilhetes será armazenada apenas na licença principal;
  2.  O número da licença principal não precisa constar no arquivo “clone.ini”;
  3.  Ao criar o arquivo “clone.ini”  ou editá-lo, recomendamos que  reinicie o coletor de ligações para que este possa reconhecer as novas especificações de clonagem de bilhetes;
  4.  O procedimento de  separação dos registros  de chamadas de cada  uma  das licenças deve ser tratado no  driver  do PABX  de cada filial, onde só devem ser importadas as chamadas relacionadas à localidade, desprezando as demais chamadas relacionadas à localidade, desprezando as demais chamadas.
 
Segue a figura ilustrando o cenário citado acima.
 
 
 

Add Feedback