Instalação de estação de trabalho - CallManager 2021

Antes de configurar a estação de trabalho, é necessário realizar alguns procedimentos para garantir que a conexão com o servidor seja efetuada com êxito. Siga os passos abaixo:
 
Configurando SQL - Habilitando serviço do SQL Browser e protocolos
 
Os passos abaixo devem ser realizados no servidor SQL.
 
  1. Acesse o SQL Server Configuration Manager;
  2. Habilite o serviço SQL Server Browser;
Figura 01 - SQL Server Configuration Manager
 
 
Figura 02 - Propriedades SQL Server Browser
 
 
  • Ative o serviço SQL Server Browser;
Figura 03 - Ativando serviço SQL Server Browser
 
  • Acesse os Protocolos do SQL;
Figura 04 - Protocolos SQL
 
  • Habilite o protocolo Pipes Nomeados;
Figura 05 - Habilitando protocolo de Pipes Nomeados
 
  • Habilite o protocolo TCP/IP;
Figura 05 - Habilitando protocolo TCP/IP
 
  • Reinicie o serviço do SQL Server;
Figura 06 - Reiniciando Serviço SQL
 
 
Definindo exceções no Firewall do Windows
 
O procedimento a seguir deve ser efetuado no servidor e na estação de trabalho do CallManager.
 
  • Pressione as teclas Windows + R;
  •  Na tela de executar, digite o comando wf.msc e execute clicando em Ok;
Figura 07 - Executar do Windows
 
  • Acesse as Regras de entrada do Firewall;
Figura 08 - Nova regra de entrada do Firewall
 
  • Escolha o tipo de regra selecionando a opção Porta e seguida clique em Avançar;
Figura 09 - Definição do tipo de regra
 
  • Defina o protocolo TCP e porta 1433 e clique em Avançar;
Figura 10 - Definição de protocolo e porta
 
  • Selecione a ação Permitir a conexão e clique em Avançar;
Figura 11 - Definição de ação
 
  • Defina quais perfis a regra será aplicada. Marque as opções de Domínio, Particular e Público, e em seguida clique em Avançar;
Figura 12 - Definição de perfil
 
  • Defina o Nome da regra e clique em Concluir;
Figura 13 - Definição do nome da regra
 
  • Defina uma nova regra de entrada. Selecione a opção Porta e clique em Avançar;
Figura 14 - Selecionando tipo de regra
 
 
  • Defina o protocolo UDP e porta 1434 e clique em Avançar;
Figura 15 - Definição de protocolo e porta
 
 
  • Selecione a ação Permitir a conexão e clique em Avançar;
Figura 16 - Definição de ação
 
 
  • Defina quais perfis a regra será aplicada. Marque as opções de DomínioParticular e Público, e em seguida clique em Avançar;
Figura 17 - Definição de perfil
 
 
  • Defina o Nome da regra e clique em Concluir;
Figura 18 - Definição do nome da regra
 
 
  • Acesse as Regras de saída do Firewall;
Figura 19 - Nova regra de entrada do Firewall
 
 
 
  • Escolha o tipo de regra selecionando a opção Porta e seguida clique em Avançar;
Figura 20 - Selecionando tipo de regra
 
 
  • Defina o protocolo TCP e porta 1433 e clique em Avançar;
Figura 21 - Definição de protocolo e porta
 
 
  • Selecione a ação Permitir a conexão e clique em Avançar;
Figura 22 - Definição de ação
 
 
  • Defina quais perfis a regra será aplicada. Marque as opções de DomínioParticular e Público, e em seguida clique em Avançar;
Figura 23 - Definição de perfil
 
 
  • Defina o Nome da regra e clique em Concluir;
Figura 24 - Definição do nome da regra
 
 
  • Defina uma nova regra de saída. Selecione a opção Porta e clique em Avançar;
Figura 25 - Selecionando tipo de regra
 
 
  • Defina o protocolo UDP e porta 1434 e clique em Avançar;
Figura 26 - Definição de protocolo e porta
 
 
  • Selecione a ação Permitir a conexão e clique em Avançar;
Figura 27 - Definição de ação
 
 
  • Defina quais perfis a regra será aplicada. Marque as opções de DomínioParticular e Público, e em seguida clique em Avançar;
Figura 28 - Definição de perfil
 
  • Defina o Nome da regra e clique em Concluir;
Figura 29 - Definição do nome da regra
 
 
Instalando estação de trabalho
 
  • Inicie o instalador do CallManager e clique em Próximo;
                                    Figura 1- Tela inicial instalador
 
 
  • Aceite os termos de contrato de licença e clique em Próximo;
                        Figura 2 - Aceite das condições da licença
 
 
  • Escolha do tipo de instalação, selecione a opção Estação de trabalho;
                                      Figura 3 - Tipo de instalação
 
 
 
  • Na tela abaixo será indicado que o processo de instalação esta pronto para ser iniciado. Clique em Instalar
                       Figura 4 - Instalação de Estação de Trabalho
 
 
  • Após a instalação de todos os componentes você será direcionado a tela abaixo. Clique em Fim.
                         Figura 5 - Fim do processo de instalação
 
 
 
Configurando estação de trabalho
 
Existem dois tipos de configuração de estação de trabalho:
  • Automático
  • Manual
Para iniciar o processo de instalação da estação de trabalho, deveremos ter o instalador do CallManager 2021 com extensão ".msi". Caso ainda não tenha, acesse o site da Direction (www.direction.com.br) e realize o download. Se houver qualquer dúvida a respeito, entre em contato com o nosso suporte técnico.
 
Processo Automático
 
  • Execute o Assistente de configuração (C:\Program Files (x86)\Direction Systems\CallManager\Assistente.exe). Clique em Avançar;
                              Figura 6 - Assistente de Configuração
 
 
  • Selecione a opção Configurar como estação de trabalho e clique em Avançar.
                  Figura 7 - Forma de utilização de base de licenças
 
 
  • Configure as informações de conexão com a base preenchendo o Nome do servidor SQL e as Informações de autenticação com SQL. Ao final, clique em Avançar;
        Figura 8 - Conexão com a base do SQL
 
 
  • Finalize o processo clicando em Concluir.
                Figura 7 - Conclusão do assistente de configuração
 
 
 
Processo Manual
 
Antes de iniciar o processo manual de configuração da estação de trabalho você deve seguir os passos de instalação realizados no processo automático. Com o CallManager 2021 instalado, você deverá seguir os passos abaixo:
 
  • Navegue até o diretório de executáveis do CallManager 2021 no servidor. O diretório pode ser encontrado através do caminho padrão (C:\Program Files (x86)\Direction Systems\CallManager);
  • Faça a cópia do arquivo glt.ini;
  • Insira arquivo glt.ini no diretório de executáveis da estação de trabalho. O diretório pode ser encontrado através do caminho padrão (C:\Program Files (x86)\Direction Systems\CallManager);
  • Execute a aplicação Gerenciador de ligações.
 

Add Feedback