Configurando pooling para várias licenças
Do CallManager 2017 e versões anteriores, quando havia várias licenças em um mesmo servidor, configurávamos o pooling igualmente para todas as licenças instaladas. Agora, com a versão do CallManager 2021 e posteriores, é possível configurar o pooling diferente para cada licença, onde nesse tópico, visamos explicar como realizar essa configuração.
O que é o pooling
Toda vez que o coletor realiza a conexão com a pasta que está a ligação que será coletada, é chamado de pooling.
O pooling pode ser configurado por minuto, ou seja, você vai escolher de acordo com a solicitação do cliente, se o pooling vai ser realizado a cada 1 minuto, 2 minutos, 5 minutos, e etc..
Lembrando também, que o pooling só pode ser configurado apenas com os seguintes tipos de ligações: Via rede Local e Via TCP/IP
A seguir mostraremos o passo-a-passo de como realizar a configuração do pooling no coletor.
Configuração do pooling
Para configurar o tempo do pooling diferente em licenças diferentes, é necessário criar “grupos de pooling”, onde cada grupo terá seu tempo de pooling próprio, e as licenças são inseridas nesse grupo.
- Ao abrir o coletor, vá em “Modificar Parâmetros do Coletor”;
- Quando abrir a tela dos Parâmetros, selecione a licença e clique no ícone do balde;
- Abrindo o Tipo de conexão ao Pabx, todas as configurações daquele tipo de conexão serão exibidas, e ao lado direito tem as configurações do pooling;
- Por padrão, o campo do Computador sempre vem com o nome da máquina, e abaixo dele tem o tempo do pooling, e a data Início e Fim do pooling;
- A partir daqui, realizaremos as configurações dos grupos citados anteriormente. Para isso é necessário primeiramente adicionar um “|” (vertical bar ou pipe) ao lado do nome do computador e em seguida adicionar um número (pode ser qualquer numeração) para identificar o nome do grupo, como nos seguintes exemplos, onde temos o grupo 1 e 2;
- Para finalizar a configuração e a criação dos dois grupos, podemos verificar que além do tempo do pooling, as horas de Início e Fim dos dois grupos estão diferentes também. A causa disso é que para o grupo ser criado corretamente as horas Início e Fim de cada grupo devem estar diferentes, como no exemplo a seguir;
- Após finalizar os procedimentos anteriores, clique em OK, para finalizar a configuração.