Configurando TollManager 2017 para coleta das ligações no PABX MX-One Versão 6

1. Introdução
 
A partir da Versão 6, o PABX MX-ONE só permite conexões através do Protocolo SSH utilizando a criptografia RSA2key, por este motivo é necessário realizar algumas configurações no TollManager 2017 (somente na versão 9.01.000 ou anteriores) para que o sistema possa realizar de forma correta a conexão ao PABX para coleta dos bilhetes.
 
Outra particularidade do MX-ONE, é que a partir da versão 6, alguns bilhetes podem ser perdidos caso a bilhetagem seja interrompida durante alguns segundos, dessa forma sendo necessário utilizar um comando de reinicialização da bilhetagem durante o processo de coleta pelo TollManager 2017.
 
 
2. Configurando o TollManager para conexão via SSH
 
2.1. Verificando configurações do sistema
 
Antes de realizar as configurações necessárias para o correto estabelecimento da conexão SSH é necessário conferir se o TollManager está preparado para realizar conexões através deste protocolo. Para conferir esta informação acesse o diretório de sua licença (caminho padrão: "C:\ProgramData\Direction Systems\TollManager 2017\<Número de sua licença> "), localize o arquivo “gltPabx.xml” e abra-o com o notepad do Windows. Com o arquivo aberto, navegue até Tag <TipoConexao> e verifique se a mesma está preenchida com a descrição “SSH”. Exemplo:
 
<TipoConexao>SSH</TipoConexao>
 
Lembre-se de verificar também os parâmetros IP_Host, Port_Host, User_Host e PWD_Host conforme descritivo abaixo:
 
  • IP_Host: Número IP do PABX a ser acessado; 
  • Port_Host: Porta utilizada pelo protocolo SSH para conexão ao PABX;
  • User_Host: Usuário de acesso ao PABX;
  • Pwd_Host: Senha de acesso ao PABX.
 
Exemplo:
 
<IP_Host>192.168.0.254</IP_Host>
<Port_Host>22</Port_Host>
<User_Host>Usuario</User_Host>
<Pwd_Host>123456</Pwd_Host>
 
Caso as informações descritas acima estejam corretas, já podemos iniciar o processo de configuração do TollManager 2017.
 
 
2.2. Realizando atualização dos arquivos
 
Caso esteja utilizando a versão 9.01.0000 (ou anteriores) do TollManager 2017, será necessário incluir alguns arquivos no sistema para que o TollManager consiga estabelecer de forma correta a conexão SSH através do protocolo de criptografia RSA2Key. 
 
Obs.: Lembrando que, a partir da versão 9.02.0000 o TollManager já contemplará os arquivos necessários para esse tipo de conexão, não sendo necessário realizar os procedimentos descritos neste tópico.
 
Antes de iniciar este procedimento, solicite ao suporte da Direction Systems os seguintes arquivos:
 
  • Direction.SSH.dll (versão 1.0.0.0)
  • Direction.SSH.tlb
  • gltCRem9.exe (versão 9.0.0.15)
  • Renci.SshNet.dll (versão 2016.1.0.0)
 
Com os arquivos em mãos, poderemos iniciar o processo de configuração. Siga os procedimentos descritos abaixo para atualizar os arquivos necessários:
 
Copie os arquivos “Direction.SSH.dll”, “Direction.SSH.tlb” e “Renci.SshNet.dll” para o diretório Shared Files do TollManager (Caminho padrão: “C:\Program Files (x86)\Direction Systems\Shared Files”) conforme imagem abaixo:
 
 
Abra o Prompt de Comando com um usuário “administrador” e navegue até o caminho: C:\Program Files (x86)\Direction Systems\Shared Files.
 
 
 
Execute o comando: C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v4.0.30319\regasm.exe -tlb -codebase Direction.SSH.dll
 
 
Aguarde até que uma mensagem informe que o registro foi realizado com êxito.
 
 
Obs.: Não prossiga para o próximo passo enquanto não obtiver uma mensagem de êxito no registro desta DLL, caso contrário a conexão SSH não será estabelecida com sucesso.
 
Com a DLL devidamente registrada, iniciaremos o processo de atualização do arquivo “gltCRem9.exe”. Antes de prosseguir certifique-se que o coletor do sistema esteja fechado (e não esteja rodando como serviço do Windows), caso contrário, não será possível renomear o arquivo solicitado no próximo passo.
 
Navegue até o diretório onde o TollManager foi instalado (Caminho padrão: “C:\Program Files (x86)\Direction Systems\TollManager 2017”) e modifique a extensão do arquivo “gltCRem9.exe”, passando de “.exe” para “.old”.
 
 
Em seguida cole a nova versão do arquivo “gltCRem9.exe” (versão 9.0.0.15) no mesmo diretório.
 
 
 
2.3. Configurando arquivo XML
 
Conforme descrito no Início deste documento, a partir da versão 6 do PABX MX-ONE, algumas ligações podem ser perdidas caso a bilhetagem seja interrompida durante alguns segundos, dessa forma sendo necessário utilizar um comando de “reinicialização” da bilhetagem ao invés de um comando de “Stop” e “Start” que eram utilizados nas versões anteriores deste PABX. Dessa forma, será necessário realizar algumas modificações no arquivo “gltPabx.xml” para que o TollManager possa executar de forma correta a reinicialização da bilhetagem antes de realizar a coleta das ligações.
 
Navegue até o diretório de sua licença (caminho padrão: "C:\ProgramData\Direction Systems\TollManager 2017\<Número de sua licença>"), localize o arquivo “gltPabx.xml” e abra-o com o notepad do Windows. 
 
Com o arquivo aberto, localize a Tag “<IniciaBilhetagemPABX>” e delete todo o comando presente nesta Tag. 
 
Exemplo:
 
Tag <IniciaBilhetagemPABX> com comando padrão:
 
<IniciaBilhetagemPABX>yes|/opt/eri_sn/bin/callinfo_status_set -output 3 -lim all -state on</IniciaBilhetagemPABX>
 
Tag <IniciaBilhetagemPABX> sem comando:
 
<IniciaBilhetagemPABX> </IniciaBilhetagemPABX>
 
Localize a Tag “<ParaBilhetagemPABX>” e substitua o comando presente nesta Tag pelo comando: /opt/eri_sn/bin/callinfo_file_restart -lim 2 -output 3 -old_data /local/home/tollmanager/tarifacao/tollmanager.dat
 
Exemplo:
 
Tag <ParaBilhetagemPABX> com comando padrão:
 
<IniciaBilhetagemPABX>yes|/opt/eri_sn/bin/callinfo_status_set -output 3 -lim all -state on</IniciaBilhetagemPABX>
 
Tag <ParaBilhetagemPABX> com comando atualizado:
 
<ParaBilhetagemPABX>/opt/eri_sn/bin/callinfo_file_restart -lim 2 -output 3 -old_data /local/home/tollmanager/tarifacao/tollmanager.dat</ParaBilhetagemPABX>
 
Obs.: Este comando fará com que o TollManager envie uma solicitação de reinicialização de bilhetagem ao PABX, e logo após renomeie o arquivo de bilhetagem anterior (asbXXXX.dat) com o nome “tollmanager.dat”. Dessa forma, o coletor do TollManager poderá coletar o arquivo “tollmanager.dat” normalmente, sem o risco de haver perca de ligações.
 
Localize a Tag “<RetornoParaBilhetagemPABX>” e adicione o seguinte texto: Request sent, please wait
 
Exemplo:
 
Tag <RetornoParaBilhetagemPABX> com comando padrão:
 
<RetornoParaBilhetagemPABX> </RetornoParaBilhetagemPABX>
 
Tag <RetornoParaBilhetagemPABX> com comando atualizado:
 
<RetornoParaBilhetagemPABX>Request sent, please wait</RetornoParaBilhetagemPABX>
 
Inclua a Tag “<ConsideraErroComoRetorno>” logo abaixo da Tag “<RetornoParaBilhetagemPABX>” e preencha com o parâmetro “S”.
 
Exemplo:
 
<RetornoParaBilhetagemPABX>Request sent, please wait</RetornoParaBilhetagemPABX>
<ConsideraErroComoRetorno>S</ConsideraErroComoRetorno>
 
 
2.4. Configurando Coletor
 
Ao concluir todos os passos descritos anteriormente neste documento, será a hora de configurar o coletor do TollManager para interpretar todas as modificações realizadas no sistema. Para isso, abra o coletor do sistema e navegue até: Modificar Parâmetros do Coletor, selecione a licença do TollManager que deseja realizar as modificações, e clique no baldinho de tinha para acessar as configurações do Coletor.
 
 
 
Preencha os parametros do coletor conforme descrito abaixo:
 
  • Tipo de conexão ao PABX: Selecione a opção via TCP/IP;
  • Tipo de equipamento: Selecione a opção PABX Philips;
  • FTP: Preencha o IP do PABX;
  • Telnet: Preencha o IP do PABX;
  • Porta FTP: Preencha a porta de conexão à Central através do protocolo FTP;
  • Telnet: Preencha a porta de conexão à Central através do protocolo Telnet;
  • Usuário: Informe o usuário de conexão à Central;
  • Senha: Informe a senha de conexão à Central;
  • Diretório do arquivo de coleta remoto: Informe o caminho completo do arquivo de bilhetagem que será coletado pelo TollManager. No PABX MX-ONE, deveremos preencher o Path completo para localizar o arquivo “tollmanager.dat” dentro do FTP da Central, exemplo: /local/home/tollmanager/tarifacao/tollmanager.dat
 
 
Clique em OK para aplicar as modificações e logo após reinicie o coletor para que as novas modificações sejam consideradas pelo sistema.
 
Pronto! Caso todos os passos descritos neste documento tenham sido realizados com sucesso, o TollManager já estará preparado para coletar as ligações na versão 6 do PABX MX-ONE.
 
 
2.5. Exemplo de arquivo XML 
 
Caso surjam dúvidas quanto configuração ideal do arquivo XML descrito no tópico 2.3 deste documento, estamos disponibilizando abaixo um exemplo de arquivo XML completo após as modificações necessárias para coleta das ligações no PABX MX-ONE:
 
<?xml version="1.0" encoding="Windows-1252"?>
<gltPabx>
<Geral>
<Nome>Driver de comandos do Pabx</Nome>
<Versao>1.00.0001</Versao>
<Info>Preencha os campos "IP_Host", "User_Host", "Port_Host", "Pwd_Host" caso os comandos SSH  sejam enviados com as configurações diferentes das utilizados nos parâmetros do coletor na coleta SFTP  Certifique-se qual "Output" foi projetado para a coleta (-output 3) e edite os comandos.
</Info>
<Pabx>
<Fabricante>Astra</Fabricante>
<Modelo>MX-ONE TSE v4.1</Modelo>
</Pabx>
<ComandoInicializacaoBilhetagem></ComandoInicializacaoBilhetagem>
<TipoConexao>SSH</TipoConexao>
<IP_Host>10.102.1.112</IP_Host>
<Port_Host>22</Port_Host>
<User_Host>tollmanager</User_Host>
<Pwd_Host>tollmanager</Pwd_Host>
<Proxy_Host></Proxy_Host>
<Inicializacao></Inicializacao>
<HabilitaRamal></HabilitaRamal>
<DesabilitaRamal></DesabilitaRamal>
<UtilizarPID>SIM</UtilizarPID>
<HabilitaRamalPID>yes|/opt/eri_sn/bin/auth_code -e --customer 0 --auth-code $1$;/opt/eri_sn/bin/auth_code -i --customer 0 --auth-code $1$ --cil $1$ --csp $2$ --category $2$</HabilitaRamalPID>
<DesabilitaRamalPID>yes|/opt/eri_sn/bin/auth_code -e --customer 0 --auth-code $1$;/opt/eri_sn/bin/auth_code -i --customer 0 --auth-code $1$ --cil $1$ --csp 1 --category 1</DesabilitaRamalPID>
<StringRetorno></StringRetorno>
<Timeout>5</Timeout>
<Coleta>
<IniciaBilhetagemPABX></IniciaBilhetagemPABX>
<RetornoIniciaBilhetagemPABX></RetornoIniciaBilhetagemPABX>
<ParaBilhetagemPABX>/opt/eri_sn/bin/callinfo_file_restart -lim 2 -output 3 -old_data /local/home/tollmanager/tarifacao/tollmanager.dat</ParaBilhetagemPABX>
<RetornoParaBilhetagemPABX>Request sent, please wait</RetornoParaBilhetagemPABX>
<ConsideraErroComoRetorno>S</ConsideraErroComoRetorno>
<Timeout>6</Timeout>
</Coleta>
<ClasseLigacao>|1|2|3|4|5|7|13|14|15|</ClasseLigacao>
<EMail><NotificarErroPara></NotificarErroPara><FaltaCreditos><Notificar>0|0</Notificar><Assunto></Assunto><Mensagem></Mensagem><NotificarApenasUmaVez>0</NotificarApenasUmaVez></FaltaCreditos></EMail></Geral>
<Comandos>
<Id>1</Id>
<Nome>ALTERAR CLASSE SENHA</Nome>
<Comando>yes|/opt/eri_sn/bin/auth_code -e --customer 0 --auth-code $1$;/opt/eri_sn/bin/auth_code -i --customer 0 --auth-code $1$ --cil $1$ --csp $2$ --category $2$</Comando>
<Input>
<Campo>SENHA:</Campo>
<Tipo>int</Tipo>
<Posicao>1000,940</Posicao>
<Tamanho>900</Tamanho>
</Input>
<Input>
<Campo>CLASSE:</Campo>
<Tipo>int</Tipo>
<Posicao>2500,940</Posicao>
<Tamanho>900</Tamanho>
</Input>
<CodigoRetorno></CodigoRetorno>
</Comandos>
<Comandos>
<Id>2</Id>
<Nome>CONSULTAR SENHA</Nome>
<Comando>auth_code -p |grep $1$</Comando>
<Input>
<Campo>SENHA:</Campo>
<Tipo>int</Tipo>
<Posicao>1000,940</Posicao>
<Tamanho>900</Tamanho>
</Input>
<CodigoRetorno></CodigoRetorno>
</Comandos>
</gltPabx>
 
 

Add Feedback