Política do Ciclo de Vida das Versões

O Objetivo deste documento é apresentar a Política de Ciclo de Vida das Versões dos Softwares da Direction.

Entender o Ciclo de Vida lhe ajudará a tomar decisões e planejar melhor a utilização do seu software e os eventuais investimentos que você necessitará.

Essa política se aplica aos softwares CallManager e TollManager. Outros softwares da Direction seguem suas próprias políticas de ciclo de vida de versões.

Entendendo Versão e Release

Versão

Em uma versão são disponibilizadas novas funcionalidades, melhorias e introdução de novas tecnologias. São também cumulativas as correções e as atualizações de caráter legal que ocorreram desde a última versão liberada.  Eventualmente funcionalidades são substituídas e funções podem ser excluídas.

Normalmente o ciclo de vida dos softwares da Direction são de 1 a 3 anos.

Antes de atualizar para uma nova versão é importante que sejam analisados todos os impactos que essa mudança pode provocar. Os principais impactos são: capacitação dos usuários em utilizar o novo software (necessidade de treinamento), integrações com sistemas existentes e customizações feitas em seu software.

A Direction se esforça ao máximo para que a atualização de versão seja simples e eficiente, sendo capaz de migrar quase que na totalidade todas as informações de uma versão para a outra.

Release

A Direction se preocupa bastante com a qualidade de seus softwares, por isso periodicamente lança todas as alterações de caráter legal e também pequenas melhorias e correções. Eventualmente também novas funcionalidades são liberadas. Em nosso site você encontra um histórico de todas as correções, melhorias e novas funcionalidades em cada novo release, desta forma você poderá decidir se deve ou não efetuar a atualização de release.

Versão e Ciclo de Vida

Disponível Comercialmente

É a Versão mais recente disponível para o mercado que é comercializada para seus clientes pela Direction.

Em Transição

É a uma Versão anterior a Versão Disponível Comercialmente. Essa versão não recebe mais atualizações nem novas funcionalidades e nem é comercializada. Eventualmente correções podem ser efetuadas com a liberação de hotfix ou novo release. Novos módulos opcionais podem ser comercializados. O Suporte técnico é realizado normalmente, somente para clientes com contrato de manutenção ativo. Novos contratos só poderão ser adquiridos se o cliente efetuar a atualização para a versão Disponível Comercialmente.

Pré-Descontinuada

É a uma Versão anterior a Versão Em Transição. Essa versão ainda recebe suporte técnico para clientes com contrato de manutenção ativo que decidiram não migrar para uma versão mais atual, porém não é possível adquirir módulos opcionais e nenhuma correção é efetuada. Não é possível adquirir novos contratos nem módulos opcionais. Novos contratos só poderão ser adquiridos se o cliente efetuar a atualização para a versão Disponível Comercialmente. Ela pode mudar para Descontinuada num prazo de até 1 ano, portanto os clientes com essa versão devem planejar a atualização o mais rápido possível.

Descontinuada

Todas as versões anteriores a Versão Pré-Descontinuada não contam mais com suporte técnico nem liberações. O Cliente assume total responsabilidade pela utilização dessa versão. Em caso de perda ou extravio de suas mídias e licenças a Direction não poderá mais fornecer essas licenças pois não mais mantém registros dessas informações. Novos contratos só poderão ser adquiridos se o cliente efetuar a atualização para a versão Disponível Comercialmente.

Exemplo de Ciclo de Vida

 

Add Feedback