Conheça o módulo "Coletor de Ligações " do CallManager

          O Coletor de Ligações é o módulo do CallManager que deve normalmente residir no microcomputador diretamente ligado ao PABX, cuja finalidade principal é coletar e tarifar (opcional) as ligações efetuadas pelo PABX.
A coleta dos bilhetes pode ser efetuada de quatro formas: Direta Via cabo, discada via modem, via rede local e via TCP/IP. Porém, algumas configurações são comuns a todos os tipos. São elas: Nome do computador responsável pela coleta, o caminho do arquivo que indica onde serão armazenados os bilhetes e se estes serão tarifados pelo coletor após a importação ou não e o intervalo de tempo (modo de tarifação).

Particularidades de cada tipo de coleta:

         1. Direta via Cabo

           Tipo de conexão utilizada para o Coletor de Ligações convencional, onde o sistema é conectado ao PABX através da interface serial via RS232. Neste modelo o coletor é passivo, ou seja, ele não acessa a central, apenas recebe os dados enviados através da porta serial.

          A conexão via cabo serial necessita de parâmetros como porta, velocidade, bits de parada, bits de dados e paridade. Estas configurações devem ser iguais às estabelecidas na central.

           2. Discada Via Modem

          Apesar de ser um tipo de conexão não muito utilizado, esta opção encontra-se disponível no sistema. Neste tipo de configuração os dados são capturados e/ou transmitidos através do modem.

          Como toda conexão discada, devemos informar um telefone para discagem e o Pooling que será o intervalo de tempo entre cada discagem. Configurações como porta, velocidade, paridade, bits de parada e bits de dados devem ser iguais aos da central. Devemos também configurar tempo para rediscagem, numero de tentativas, o tempo para que a conexão seja estabelecida e o tempo de timeout da conexão.

          3. Via Rede Local

          Neste tipo de conexão, existe um intermediador (geralmente um computador) entre a central e o coletor. O intermediador é responsável por receber os bilhetes da central e armazená-los em uma área compartilhada na rede, para que o coletor configurado como rede local possa capturar essas informações e realizar a tarifação. No campo arquivo de coleta remoto devemos informar o local onde o intermediador salva os bilhetes coletados.

Observação: O intermediador pode ser uma estação de trabalho do CallManager configurada com o tipo de coleta discada via modem ou direta via cabo. Neste caso, o coletor intermediador não possui tarifação automática.

          4. Via TCP/IP

          Utilize este tipo de conexão quando o acesso ao arquivo de ligações coletadas estiver disponível na rede via TCP/IP, podendo ser capturado diretamente da central, NetBuffer ou de outro computador, admitindo que  estejam em redes distintas.
Fazendo uso de uma conexão FTP, o coletor operar de forma ativa ou passiva. O coletor por default trabalha de forma ativa, ou seja, acessando o servidor de dados FTP e transmitindo os dados para a máquina local. Habilitando o parâmetro PASV, utilizaremos o coletor de modo passivo, operando assim de forma semelhante ao coletor configurado para coleta via cabo serial, apenas recebendo os dados.

          Um dos parâmetros importantes neste tipo de configuração é o pooling, que especifica o intervalo de tempo entre cada coleta. Podemos também definir quantas tentativas serão realizadas, caso a conexão falhe.
No campo diretório do arquivo de coleta remoto devemos informar o nome do arquivo que contem as informações a serem coletadas.

Add Feedback