Neste documento será descrito o procedimento básico de instalação do CallManager 2021 e os componentes necessários para a utilização do sistema.
Antes de iniciar o processo de instalação do sistema, serão necessários alguns arquivos. Segue abaixo a lista:
- Pacote Instalador do CallManager 2021;
- Arquivo de licença;
- Pacote Instalador mais recente do Microsoft SQL Server Express Edition.
IMPORTANTE!
- Para adquirir os arquivos necessários para instalação do sistema, entre em contato com o suporte técnico da Direction;
- Verifique os requisitos do sistema. Segue abaixo:
Não existe uma recomendação padrão que atenda a todos os clientes pois os fatores
de escolha da melhor arquitetura são variados, porém podemos indicar algumas
recomendações que podem lhe ajudar na melhor escolha:
1. Se o cliente tem um único PABX com capacidade até 200 ramais e poucos usuários
acessarão simultaneamente o sistema (no máximo de 5 usuários), então é possível
utilizar um único servidor, ou até uma estação de trabalho de boa qualidade para o
CallManager 2017. Como requisitos mínimos seria utilizar um processador Intel Core i3,
4GB de RAM e HD SATA de 500GB, Windows 7, Windows 8 e Windows 10 e SQL Server
Express Edition;
2. Clientes entre 200 ramais e 1000 ramais com poucos usuários (no máximo de 5
usuários) já deverão optar por um servidor de entrada de fabricantes como HP, Dell ou
IBM com processadores Xeon Dual Core, 8GB de RAM e 2 discos SAS ou SATA de
300GB ou superior, Windows Server 2012 ou 2012 R2 e SQL Server 2012 ou 2014
Standard edition (A versão do SQL Express pode ainda ser utilizada em alguns casos,
dependendo dos requisitos de performance do cliente);
3. Clientes com mais de 1000 ramais ou mais de uma localidade ou ainda muitos
usuários (mais de 5 usuários) acessando o sistema simultaneamente já deverão pensar
em uma arquitetura mínima com dois servidores de um dos seguintes fabricantes: IBM,
HP ou Dell com processador Xeon Quad Core, 8GB RAM, 2 ou mais Discos SAS 300GB,
Windows Server 2012 ou 2012 R2 e SQL Server 2012 ou 2014 Standard ou Enterprise
Edition.
- Caso sua licença tenha o módulo Web Edition, será necessário ativar o IIS do seu Windows. Este é um pré-requisito para que a Web Edition funcione.
Iniciando processo de instalação do CallManager 2021
- Execute o instalador do CallManager 2021;
Figura 1 - Assistente de Instalação
- Aceite os termos do contrato selecionando a opção Estou de acordo com as condições do contrato de licença, em seguida clique em Próximo;
Figura 2 - Contrato de licença CallManager 2021
- Selecione o tipo de instalação Completo. Nesta etapa, há o pré-requisito de ter o IIS habilitado no Windows, caso contrário, a instalação não irá prosseguir.
Figura 3 - Tela de Seleção do Tipo de Instalação
Caso sua licença não tenha o módulo Web Edition, então, você deverá selecionar a opção Personalizada. Após isto, será direcionado para tela abaixo, marque a opção Web Edition e em seguida clique em Próximo;
Figura 3.1 - Tela de Seleção do Tipo de Instalação
- Selecione a opção "Criar um novo site com os dados abaixo e instalar nele”, defina um nome para o site e em seguida clique em Próximo;
Figura 4 - Tela de para seleção ou criação do Web Site
- Clique em Instalar para iniciar o processo de instalação do sistema;
Figura 5 - Dando inicio a instalação do sistema
- Ao fim do processo de instalação, clique em Fim para encerrar.
Figura 6 - Fim da Instalação
Instalação da Licença
- Execute o Assistente de Configuração do CallManager 2021. Para acessa-lo, navegue até o diretório padrão de executáveis (C:\Program Files (x86)\Direction Systems\CallManager\Assistente.exe);
Figura 7 - Tela inicial Assistente de Configuração
- Selecione a opção Instalar uma nova licença para uma nova localidade (Pabx). Em seguida, clique em Avançar;
Figura 8 - Forma de para utilização da base de licenças
- Selecione a opção Já possuo o Microsoft SQL Server instalado. Em seguida, clique em Avançar;
Figura 9 - Escolha da fonte de dados
- Por padrão a edição Enterprise Edition já vem selecionada, mas você deve selecionar de acordo com o número da sua licença (CM2021EE ou CM2021SB). Em seguida, clique em Avançar;
Figura 10 - Selecionando Edição da licença
- Selecione o arquivo de licença com extensão .lic. Em seguida, clique em Avançar;
Figura 11 - Selecionando arquivo de licença
- Defina uma senha para o usuário Administrador e informe seu e-mail. Em seguida, clique em Avançar;
Figura 12 - Definição de senha para usuário Administrador
- Selecione o tipo de configuração Personalizada. Em seguida, clique em Avançar.
Figura 13 - Tipo de Configuração
- Informe os dados para conexão com a base de dados, Nome do servidor SQL (NomeDaMaquina\InstanciaSQL), usuário e senha do SQL e crie a base no SQL utilizando o nome padrão. Em seguida, clique em Avançar;
Figura 14 - Conexão com a base de dados
- Selecione a opção Configurar para dar inicio ao processo de instalação da licença;
Figura 15 - Inicializando configuração da licença
- Clique na opção Concluir para finalizar o processo.
Figura 16 - Fim do processo de configuração
Registrando licença
Para realizar esta etapa, você deverá entrar em contato com o suporte da Direction Systems, desta forma, recebera a informação da chave de liberação.
- Abra o Gerenciador de ligações, preencha as informações de usuário e senha, e selecione a licença desejada. Em seguida, clique na opção Registrar;
Figura 17 - Tela de login do Gerenciador de ligações
Figura 18 - Tela inicial do assistente de registro
- Selecione a opção Via telefone/chat, informe os códigos de Acesso e Computador para o técnico da Direction, preencha a chave informada pelo técnico nas lacunas em branco. Em seguida, clique em Registrar;
Figura 19 - Tela para inserir a chave de liberação
- Finalize o processo de registro clicando em Concluir.
Figura 20 - Conclusão do registro de licença